VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Rio de Janeiro, 20 / 04 / 24. Saturday * 11:37Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678910 ]
Subject: Dia do Arquivista


Author:
Melissa Costa
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: Rio de Janeiro, 24 / 10 / 11. Monday * 15:59

Estava procurando informações sobre o porque o dia do arquivista é no dia 20 de outubro e encontrei esse texto. E estou compartilhando aqui
.................

Dia do Arquivista: 20 de Outubro
Arquivista: Profissional da Informação


Nos dias atuais vivemos uma fase em que a informação e o conhecimento são a base para as transformações que a sociedade vem absorvendo ao longo dos anos. Estas transformações que estão diretamente associadas às inovações tecnológicas têm colocado em evidência os chamados profissionais da informação, como os arquivistas, bibliotecários e museólogos. Esses profissionais, apesar das diferenças específicas em cada campo de atuação, têm como objeto de trabalho a informação, que quando organizada, controlada e disseminada sua produção auxilia no desenvolvimento e transmissão do conhecimento. E hoje, dia 20 de outubro, comemora-se o dia do Arquivista. Uma profissão da área da informação que está regulamentada há mais de 30 anos (Lei nº 6.546 4/7/78 regulamentada pelo Decreto nº 82.590 6/11/78) contendo mais de 16 cursos de nível superior por todo o Brasil.
Levando em consideração que vivemos em uma sociedade na qual a informação e o conhecimento são os pilares, seria natural que a profissão do Arquivista fosse valorizada e respeitada, porém, o que se percebe é que mesmo com todos os avanços que a profissão e seus cursos universitários desenvolveram ao longo dos mais de 30 anos de criação, esta ainda é vista como a prima pobre dos profissionais da informação.
As razões para se caracterizar o Arquivista como “o primo pobre” são inúmeras, como a falta de leis que regulamentem a prática arquivística, evitando que outros profissionais exerçam a profissão sem serem devidamente qualificados para tal (fato que vem prejudicando muitos arquivistas formados no mercado de trabalho); a falta de literatura atual que, de alguma forma, represente as mudanças que vem ocorrendo com o objeto da arquivística, a informação; e principalmente o “ego arquivístico” que impede que experiências vivenciadas sejam disseminadas e que contribuam para um melhor preparo dos futuros profissionais, na medida em que existisse a junção das questões teóricas com as informações vivenciadas na prática.
Evidentemente que nos seus mais de 30 anos, a Arquivística, a Arquivologia e o Arquivista não pararam no tempo. Há várias demonstrações disso como, por exemplo, a quantidade de alunos formados com diploma de ensino superior que chegam ao mercado de trabalho; o crescente número de concursos para instituições públicas nos últimos anos; o salário, que devido à luta de alguns arquivistas, vem ganhando alguns dígitos; a quantidade de arquivistas se aprimorando em cursos de pós-graduação.
No entanto, a profissão poderia hoje, no dia 20 de outubro de 2011, estar em outro patamar se os próprios arquivistas passassem a pensar e praticar ações que pudessem melhorar ainda mais a área. Porém, o que existe hoje é um grande individualismo profissional, pois existem grande números de profissionais que buscam ganhar dinheiro e marcar território profissional e esquecem que vivemos em uma sociedade global na qual somente com o diálogo haverá desenvolvimento.
Com isso não adianta o arquivista achar que passando em algum concurso público ou mesmo se tornando chefe em uma grande empresa privada ele irá conseguir crescer sozinho. Não adianta o arquivista possuir inúmeros diplomas na parede que irá se tornar um ser conhecido sozinho. Isso tudo por que vivemos em um momento no qual a palavra interdisciplinar não existe apenas dentro do campus universitário, mas está inserida na sociedade.
Sendo assim, para que os futuros Dias do Arquivista sejam de fato comemorados com êxito e orgulho, devemos pensar em juntar o que a Arquivologia, Arquivística o Arquivista tem de melhor: as inúmeras e importantes experiências práticas com os diferentes e ricos debates teorizados nas salas de aulas e assim transformar o arquivista em um novo profissional capaz de se impor diante dos novos paradigmas da Sociedade da Informação.
------------
Fonte: http://minhasideiasemredes.blogspot.com/

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.