VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234567 ]
Subject: Da democracia em S. Pedro do Sul


Author:
Dante
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14:44:58 07/25/05 Mon

Peço desculpa a Alexis de Tocqueville, por usurpar o título do seu excelente livro, ( "Da Democracia na América", edição da Principia - com apoio da Fundação Luso-Americana ) para dar nobre a esta crónica. Que não se quer de escárnio e mal dizer. E enquanto vou ouvindo Mtislav Rostropovich na sua brilhante interpretãção das "cello-Suiten de J.S. Bach", começo a sentir uma profunda triteza pelo que se passa nas nossas vilas e cidades de provincia.
Mas S. Pedro é que me ocupa a crónica hoje. S. Pedro do Sul, a vila que uma manhã atravessei para ir para a Escola Secundária, ex colégio S. Tomás de Aquino, sem me dar conta da agitação das pessoas paradas como sempre à porta do Café Edgard, comentando a Revolução que estalara de madrugada em Lisboa e tomava, qual vaga de mar, conta do país.
Bom, mas dos tempos passados falaremos noutra altura. Hoje debrucemo-nos sobre a actualidade da vila que me viu nascer e de onde saí há já muitos anos.
Não sou um observador atento nem leio àvidamente os jornais locais, que onde vivo, recebo, mas gosto de ver a evolução de S. Pedro do Sul.
Uma vila, que como tantas por este país fora, dominados por clientelismos partidários, esse polvo nauseabundo, viscoso, alheio a qualquer sentido de Ética, e a soldo do betão e do dinheiro, destroi o património cultural de um povo. O património e a qualidade de vida. Sem que a alternativa represente qualquer esperança de futuro para as gerações vindouras. E muito menos para a presente.
Dos ecos que me chegam, vejo uma vila abandonada a politicos sem ambição, sem uma ideia concreta para um futuro em que a qualidade de vida das populações seja uma realidade. A falta de cultura também se sente aqui, nas opções completamente erradas em termos de urbanismo, na falta de coragem para promover um desenvolvimento sustentado que gire à volta de tudo o que o Concelho possa oferecer, e não só as Termas. É que já cheguei a pensar que se a camara Municipal de S. Pedro do Sul não tivesse as Termas talvez se preocupasse mais com formas alternativas de desenvolvimento sustentado e com sustentabilidade.
Mas parece-me que a oposição não fará melhor...parece-me...
Mas enfim, custa-me ver uma geração que cresceu comigo, desperdiçar a troco não sei bem de quê ( ou talvez saiba ) o futuro de um Concelho que merecia mais e melhor.
Aos meus amigos de sempre, que são poucos, muito poucos mesmo, um grande abraço.
Fecho os olhos e enquanto escuto o violoncelo de Rostropovich interpretar Bach, percorro na memória de menino e moço, o trajecto que ia da velha escola primária pela Quinta das Figueirinhas até as moitinhas.
Ou o caminho até ao Pontão no Verão, ou as Poldras...
Ou os cheiros desses idos anos...
Ou as festas da vila de outros tempos...

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.