VoyForums

VoyUser Login optional ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]
Subject: Da democracia em S. Pedro do Sul


Author:
Dante
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14:44:58 07/25/05 Mon

Peço desculpa a Alexis de Tocqueville, por usurpar o título do seu excelente livro, ( "Da Democracia na América", edição da Principia - com apoio da Fundação Luso-Americana ) para dar nobre a esta crónica. Que não se quer de escárnio e mal dizer. E enquanto vou ouvindo Mtislav Rostropovich na sua brilhante interpretãção das "cello-Suiten de J.S. Bach", começo a sentir uma profunda triteza pelo que se passa nas nossas vilas e cidades de provincia.
Mas S. Pedro é que me ocupa a crónica hoje. S. Pedro do Sul, a vila que uma manhã atravessei para ir para a Escola Secundária, ex colégio S. Tomás de Aquino, sem me dar conta da agitação das pessoas paradas como sempre à porta do Café Edgard, comentando a Revolução que estalara de madrugada em Lisboa e tomava, qual vaga de mar, conta do país.
Bom, mas dos tempos passados falaremos noutra altura. Hoje debrucemo-nos sobre a actualidade da vila que me viu nascer e de onde saí há já muitos anos.
Não sou um observador atento nem leio àvidamente os jornais locais, que onde vivo, recebo, mas gosto de ver a evolução de S. Pedro do Sul.
Uma vila, que como tantas por este país fora, dominados por clientelismos partidários, esse polvo nauseabundo, viscoso, alheio a qualquer sentido de Ética, e a soldo do betão e do dinheiro, destroi o património cultural de um povo. O património e a qualidade de vida. Sem que a alternativa represente qualquer esperança de futuro para as gerações vindouras. E muito menos para a presente.
Dos ecos que me chegam, vejo uma vila abandonada a politicos sem ambição, sem uma ideia concreta para um futuro em que a qualidade de vida das populações seja uma realidade. A falta de cultura também se sente aqui, nas opções completamente erradas em termos de urbanismo, na falta de coragem para promover um desenvolvimento sustentado que gire à volta de tudo o que o Concelho possa oferecer, e não só as Termas. É que já cheguei a pensar que se a camara Municipal de S. Pedro do Sul não tivesse as Termas talvez se preocupasse mais com formas alternativas de desenvolvimento sustentado e com sustentabilidade.
Mas parece-me que a oposição não fará melhor...parece-me...
Mas enfim, custa-me ver uma geração que cresceu comigo, desperdiçar a troco não sei bem de quê ( ou talvez saiba ) o futuro de um Concelho que merecia mais e melhor.
Aos meus amigos de sempre, que são poucos, muito poucos mesmo, um grande abraço.
Fecho os olhos e enquanto escuto o violoncelo de Rostropovich interpretar Bach, percorro na memória de menino e moço, o trajecto que ia da velha escola primária pela Quinta das Figueirinhas até as moitinhas.
Ou o caminho até ao Pontão no Verão, ou as Poldras...
Ou os cheiros desses idos anos...
Ou as festas da vila de outros tempos...

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


VoyUser Login ] Not required to post.
Post a public reply to this message | Go post a new public message
* Notice: Posting problems? [ Click here ]
* HTML allowed in marked fields.
Message subject (required):

Name (required):

  Expression (Optional mood/title along with your name) Examples: (happy, sad, The Joyful, etc.) help)

  E-mail address (optional):

* Type your message here:


Notice: Copies of your message may remain on this and other systems on internet. Please be respectful.

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 2.94, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2008 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.