VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Re: Novos Rumos do" Comunismo" ?


Author:
Ângelo Novo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19:07:25 12/26/03 Fri
In reply to: Luis Blanch 's message, "Re: Novos Rumos do" Comunismo" ?" on 12:45:24 12/26/03 Fri

Caro Luis Blanch,

Acho que já li o suficiente seu para começar a formar uma forte convicção de que discutir consigo não vai ser muito produtivo. Quando me vêm com essa do "b a ba do marxismo-leninismo" eu já vou a virar a esquina porque a vida é curta e há tantas coisas a fazer que não se pode perder tempo a percorrer círculos fechados.

Mas vamos lá a ver se nos entendemos numa coisa. Se você não gosta dos "pobrezinhos" não é comunista de certeza absoluta. Pode gostar e também não ser. Pode ser o Pinto da Costa ou a Madre Teresa de Calcutá. Mas se não gostar, então é porque não é de certeza absoluta. Isto não é cristianizar nada. É ter a lucidez de admitir que sem uma opção ética e um sentido afectivo de pertença PRÉVIOS não há nenhuma ciência social, sobretudo nenhuma ciência revolucionária e transformadora.

Isto é o b a ba do bom senso epistemológico. Se você não entende isto vai ter muita dificuldade em entender coisas essenciais.

Ora, uma ciência transformadora e revolucionária é um rumo. Um rumo para o comunismo, neste caso. O plural é um plural de modéstia, digamos. Eu também tenho barbas (o Tom Thomas não) mas nunca ousaria alinhar de perfil a seguir aos monstros sagrados, sob a estrela e o fundo vermelho. Até desaparecia pelo chão adentro.

Você acha que a ciência já está toda compilada e encadernada para sempre. Houve foi uns errozitos de execução e... pumba. A coisa descambou. Depois, é claro, havia o problema da insuficiência do desenvolvimento das forças produtivas... Chato, pá! Mas agora que a coisa nessa frente está a chegar ao ponto rebuçado, vamos tentar a mesma receita e desta vez tem de dar certo. Lamento dizer-lho mas a vida tem mais e mais cruéis desilusões em reserva para si.

Deixe-me dar-lhe um conselho. Esqueça os "Novos Rumos do Comunismo" (você notoriamente não passou do título, de qualquer modo); esforce-se por esquecer o "marxismo-leninismo". Vá ler Marx, vá ler Engels, vá ler Lenine e ande por aí por esse vasto mundo fora de olhos bem abertos. Vai ver que lhe faz bem.

Ângelo Novo

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Com os olhos bem fechadosLuis Blanch17:02:38 01/12/04 Mon


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.