VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Re: Novos Rumos do "Comunismo" ?!


Author:
Ângelo Novo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17:43:39 12/27/03 Sat
In reply to: Guilherme Statter 's message, "Novos Rumos do "Comunismo" ?!" on 00:41:58 12/27/03 Sat


>Comenta Guilherme Statter:
(...)
>Ainda também de observar que, de acordo com o discurso
>de Angelo Novo, se fica com a sensação de que a
>“propriedade privada dos ‘principais recursos e
>riquezas sociais’ foi uma malvada invenção de um
>determinado sistema social (leia-se ‘capitalismo’)”.


Não, não.
Há que distinguir aqui apropriação particular de propriedade privada, que é um instituto tipicamente burguês e como tal apenas uma forma historicamente específica de apropriação.
Nós hoje estamos habituados a pensar que essa coisa do que é meu e do que é teu (ou nosso) é uma questão de... propriedade, que é a rainha dos direitos reais. Não concebemos outra coisa.
Na verdade as formas de apropriação particular têm infinitas cambiantes ao longo da história. Para não irmos mais longe, o domínio senhorial era muito distinto da actual propriedade privada. Aliás, mesmo dentro do capitalismo, o instituto jurídico da propriedade sofreu pequenas evoluções.
Não pondo em dúvida os dados da arqueologia pré-histórica que citou eu, por uma questão de arrumação mental em grandes quadros, costumo dizer que a apropriação particular (e com ela as classes sociais e o Estado) datam da revolução neolítica. É a partir daí que eu conto os tais 5% da história humana em que ainda estamos hoje mergulhados.
Mas, enfim, isto é um discurso de leigo.



Comenta Guilherme Statter:
>Pode-se ser “amigo dos pobres” e ser-se,
>coerentemente, anti-comunista.


Sobre isso também estamos perfeitamente de acordo. Eu tinha em vista um tipo muito particular de amigos dos pobres. Aquilo que os ingleses chamam "rabble-rousers", os agitadores da escumalha. Gente que vai ter com os pobres e lhes prega doutrinas subversivas que põe em causa a ordem social estabelecida. Por vezes levavam-nos à revolta, por vezes levavam-nos com eles para formar comunidades separadas onde se praticava a comunhão de bens (com as mais diversas cambiantes que geralmente incuiam uma espécie de estatuto patriarcal separado para o guru). Gente como o profeta Samuel, os recabitas, Zacarias, os carpocratas, Thomas Munzer. Enfim, são legiões e legiões deles ao longo de toda a história de que nos chegou algum registo escrito. Leia-se, por exemplo (ou tão só folheie-se) Gerard Walter, 'As origens do comunismo - judaicas, cristãs, gregas, latinas', Edições 70, 1976, e Norman Cohn, 'Na Senda do Milénio', Presença, 1981.
Todas estas gentes, das mais diversas origens e situadas em contextos históricos muitíssimos diferentes, foram tocadas pela ideia do comunismo.
Ora, eu sou um espírito inquiridor livre, a 100% científico. Não acredito em bruxas nem em metempsicose. Mas isto acontece por alguma razão, não?


>Comenta Guilherme Statter:
>Estará a confusão instalada? Ou será apenas uma
>honesta provocação intelectual para espevitar a
>polémica?...


É mais a segunda hipótese, creia-me.


>Em todo o caso aquilo da “nostalgia de carácter
>para-religioso” sugere uma espécie de subconsciente
>colectivo transmitido por via do código genético (cá
>estamos outra vez com a famigerada questão da genética
>e do lamarckismo...). Não estou a fazer sarcasmo.
>Estudos feitos sobre o comportamento “social” de seres
>biológicos tão díspares como plantas (de géneros
>diferentes em ambiente hostil) ou de mamíferos
>superiores, parecem autorizar a especulação sobre a
>existência de algo como uns “genes da solidariedade”
>no nosso código genético.


Boa hipótese, sem dúvida.


>Angelo Novo terá esquecido uma outra causa (para se
>ser "comunista"): a revolta.


Sim, mas a revolta pode fazer uma pessoa sair à rua e disparar ao acaso sobre a multidão. Como disse o André Breton uma vez (ele depois arrependeu-se), esse é o supremo acto surrealista. Nos EUA está sempre a acontecer. A revolta que conduz ao comunismo é uma revolta dirigida num sentido muito específico por alguma força que eu não consigo identificar mas cuja presença é manifesta.

E essa é a mesma força que explica que, quem mergulhou a fundo na esperança comunista e depois a renega, é depois geralmente consumido por um estranho ressentimento vingativo. Passa a vida toda a ajustar contas atrasadas.


>Comenta Guilherme Statter:
>De assinalar o eventual pessimismo de colocar a
>fasquia da transição em cerca de 1000 anos (dez
>séculos...). Já agora o melhor seria dizer “lá para as
>calendas gregas”.
>Uma maneira interessante de desmobilizar o pessoal...
>;-(


Bom, essa das cinquenta gerações também foi uma "boutade".
Eu aqui estava a lembrar-me de uma notável comunista norte-americana (que agora deve ter para aí 90 anos), a Annette Rubinstein, que dizia qualquer coisa como: não interessa assim tanto aquilo que a gente consegue atingir efectivamente nas nossas vidas mas sim deixar cá como registo algum ponto de referência para as caminhadas do futuro.
A ideia (traduzida em linguagem do "gene egoísta") é a seguinte: eu luto pelos meus filhos (que por acaso nem tenho), mas se aproveitar alguma coisa aos meus tri-tri-tri-tri-netos, encantado da vida. Gracias a la vida como dizia a Violeta Parra. Tiro o chapéu e morro feliz.


>Comenta Guilherme Statter
(...)
>Por outras palavras, pode ser-se ANTI-socialista e,
>coerentemente, defender-se mesmo assim a ideia de uma
>interdependência objectiva entre os seres humanos, “à
>la Spencer”.



Sim? Mas então o que é o socialismo? Se é apropriação comum eu prefiro o conceito de comunismo, que é muito mais denso e tem um peso histórico muito superior. Se é ainda uma sociedade de classes, um capitalismo temperado, não há maneira de dizer onde começa e onde acaba. É um bicho esquisito que nos escorrega dos dedos assim que pegamos nele. A única salvação do conceito de socialismo é definir uma sociedade de transição para o comunismo, mas se o foi ou não só o saberemos... quando lá chegarmos.



>Comenta Guilherme Statter:
>De facto, “cada um usa e arruma os seus conceitos
>conforme consiga com eles ordenar melhor os seus
>próprios pensamentos. Nisso não há nenhuma norma
>padronizada”.
>O problema é que assim estamos naturalmente nos campos
>do esoterismo ou da Poesia. O que não tem mal nenhum.
>Desde que estejamos alertados para isso.
>E na passagem a investigação científica foi à vida...



Bom, eu disse como é que arrumei os meus conceitos neste caso e expliquei porquê. A ciência, neste caso (transformação da sociedade), é o caminho que vamos percorrendo. Se nos entendermos sobre isto, podemos definir desde já a tal norma padronizada, o que eu até acho que era de toda a utilidade. Se não nos entendermos, o problema não é fatal. Temos é que estar sempre a explicar-nos sobre o que é que tu queres dizer com isto e com aquilo e com aquiloutro. Atrasa o trabalho todo.

Um grande abraço para si.


Ângelo Novo

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Novos Rumos do "Comunismo" ?!Ângelo Novo00:56:56 12/28/03 Sun


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.