VoyForums

VoyUser Login optional ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]
Subject: A Independência dos media


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/07/04 12:26
In reply to: Gonçalo Valverde 's message, "Re: A esquerda e os media" on 21/07/04 18:38

A Independência dos media

Aquilo para que pretendi chamar a atenção no meu texto, e que é a posição oficial do PCP e de alguns dos intervenientes neste fórum, é de que aquele partido não tem tão “boa imprensa” como o Bloco de Esquerda, porque este é muito menos “revolucionário” do que o PCP e em última análise porque é um partido vendido ao sistema e de que este se serve para atacar os comunistas. É evidente que há um “a priori” ideológico nesta posição, mas que encontra suporte justificativo na atitude dos media, aplicando aquilo que eu denomino um marxismo vulgar ou mecanicista.
Ainda, na entrevista de Carvalhas a Judite de Sousa este justifica os "menos bons" resultados do PCP e os bons do Bloco nas últimas eleições europeias com a “má ou boa imprensa” que cada um teve.
É isto que eu critico, e fundamento as minhas afirmações na maneira com que um e outro partido encaram o contacto com os media, que no fundo corresponde à maneira como pretendem actuar na sociedade. E sobre isto poderíamos travar aqui uma outra discussão, que provavelmente seria bastante interessante, mas que levaria a pôr-nos todos à pancada, mesmo que fosse por interpostas pessoas.
É evidente que o problema do domínio dos media e da sedução ideológica que estabelecem com o público, a hegemonia cultural e ideológica que permitem que as classes dominantes estabeleçam na sociedade é um outro facto, que tem sido denunciado por muitos estudiosos destas questões, que tem que ser encarado pela esquerda como uma das suas principais linhas de actuação política. Mas este facto, que é real, não nos pode levar a simplificar tanto a questão que a “boa ou má imprensa” que cada partido tenha seja o reflexo imediato das suas posições mais ou menos “revolucionárias”. É pois isto que eu quero dizer.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: A Independência dos mediaLuís Carvalho22/07/04 23:50
Re: A Independência dos mediaGonçalo Valverde27/07/04 7:47


VoyUser Login ] Not required to post.
Post a public reply to this message | Go post a new public message
* Notice: Posting problems? [ Click here ]
* HTML allowed in marked fields.
Post Password:
Keep password cookie for 24 hours

Message subject (required):

Name (required):

  Expression (Optional mood/title along with your name) Examples: (happy, sad, The Joyful, etc.) help)

  E-mail address (optional):

* Type your message here:


Notice: Copies of your message may remain on this and other systems on internet. Please be respectful.

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 2.94, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2008 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.