VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 21:37:23 05/23/05 Mon
Author: Luciana
Subject: Instrução Formal sem 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE LETRAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS
Prof.a : Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Aluna: Luciana Fiuza de Sousa


Instrução formal – semana 13

Os textos dessa semana nos informam sobre o papel exercido pela instrução formal no processo de aquisição de uma segunda língua.
Ellis nos mostra que o input e as modificações que o professor faz em sala de aula podem auxiliar no processo de aquisição, na medida em que fazem do insumo mais compreensível e ressaltam determinados pontos ling6uísticos mais observáveis, apesar de segundo ele as salas de aula ainda serem pobres em input e em ambiente para a negociação de sentido, o que segundo ele também seria fator facilitador da aquisição. Ele ressalta também que a sala de aula seja um ambiente em que o insumo possa ser manipulado e portando facilitaria esse processo. O autor posteriormente nos apresenta aos dois tipos de conhecimento: o implícito e o explícito. Sendo que o conhecimento explícito seria aquele analisável e declarável, mas não necessariamente metaling6uístico. Já o conhecimento implícito é aquele intuitivo, que nem sempre estamos atentos a ele.
O texto então nos leva a refletir sobre a questão do aprendizado consciente: intencional, com atenção, ‘awareness’ e controle, e que o conhecimento explícito é necessariamente intencional, portanto passível de ser desenvolvido através da instrução formal. Já o conhecimento implícito é incidental e só poderá ser adquirido através de processos como o noticing, a comparação e a integração. E que talvez o conhecimento explícito possa se transformar em conhecimento implícito pois este pode auxiliar o aprendiz a notar elementos do input ao qual ele é exposto. O autor conclui que talvez a instrução formal possa ser de maio valia ao aprendiz adulto e de fato possa contribuir para o desenvolvimento da interlíngua.
O texto de Larsen-Freeman e Long nos apresenta a pesquisa do desenvolvimento da interlíngua em contextos de instrução formal, ressaltando que a instrução nada mais é que a provisão de input compreensível e que ainda não há pesquisa que mostre que a instrução formal seja capaz de modificar a ordem de aquisição de elementos da língua (principalmente a ordem de aquisição dos morfemas). Os autores sugerem eu talvez a instrução formal tenha influência sobra a aprendizagem na medida que oferece input necessário para aprendizagem e inibe ou previne a criação de frases agramaticais. E apesar de a instrução formal não poder alterar a seqüência da aprendizagem, no mínimo, influenciar positivamente sobre o processo, e o grau de aprendizagem.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.