VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: UMA NOVA FASE DA LUTA


Author:
Avante!
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21/03/09 11:12:04


UMA NOVA FASE DA LUTA

A impressionante manifestação que na sexta-feira passada desfilou pelas ruas de Lisboa, constituiu o mais relevante acontecimento dos últimos tempos. Não apenas por ter sido uma das maiores manifestações - senão a maior – realizada nos últimos trinta e dois anos no nosso País, mas essencialmente pelo significado de que se reveste no actual contexto político-social.
Lendo e ouvindo o que governantes e propagandistas da política de direita têm vindo a debitar nos últimos tempos, uma manifestação como aquela a que assistimos no dia 13 seria coisa impensável. No entanto, o impensável tornou-se realidade bem concreta e bem visível na multidão cheia de força e de determinação que ali esteve a exigir um novo rumo para a política do País, com «mais emprego, salários e direitos».
Com efeito, não se tratou apenas de mais uma manifestação, igual a muitas outras grandiosas manifestações realizadas ao longo dos anos contra a política de direita e em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País: ela foi uma afirmação específica da força organizada dos trabalhadores num específico quadro político e social; foi uma resposta clara e frontal, um inequívoco «não» à política de direita em geral e à expressão por ela assumida neste tempo de crise global do capitalismo; foi uma resposta clara e frontal à ofensiva ideológica de pregação da aceitação passiva dos decretos da ideologia do grande capital, do conformismo, da resignação, do medo; foi uma afirmação de forte consciência de classe e política e de firme determinação de prosseguir, intensificar e ampliar a luta no futuro – que terá expressão imediata nas acções da juventude estudantil, no dia 24; da juventude trabalhadora, no dia 28; e dos agricultores, no dia 30.
Tudo isto anunciando, de facto, uma nova e significativa fase da luta de massas de tal forma carregada de potencialidades que dela se pode dizer que constitui o traço característico essencial da situação política actual.

Assim sendo, não surpreendem as reacções à manifestação por parte dos mesmos de sempre.
Nos média dominantes – que a silenciaram enquanto puderam e só dela falaram no próprio dia e após a sua realização – os habituais «analistas políticos» apressaram-se a encaixar a manifestação na leitura prévia que dela tinham feito, havendo até quem tenha tido o desplante de escrever que se tratou de uma «acção político-partidária» onde «os problemas concretos dos trabalhadores» estiveram ausentes e foram substituídos por «um conjunto de mensagens políticas»…
Quanto a José Sócrates, repetiu a cassete da «instrumentalização» - «argumento» velho de mais de cinquenta anos, como ele próprio deverá saber…
Não surpreende, igualmente, que o chefe da UGT, João Proença, tenha aproveitado a ocasião para vir louvar o Código do Trabalho, que considera «um instrumento importante para combater a crise» - e do qual diz que, «se tem um mal, foi ter entrado em vigor demasiado tarde».
Tudo dando sentido à intervenção de Sócrates no congresso da «Tendência Socialista da UGT», onde, cheio de brio democrático e sem corar, defendeu o «sindicalismo livre de tutelas partidárias» - como, por exemplo, aquele «sindicalismo» que ali estava reunido em congresso partidário…
Sem surpresas, também, foi a tradicional e oportunista tentativa de aproveitamento da manifestação por parte do Bloco de Esquerda, seguindo uma prática que tem tantos anos de existência quantos anos de vida tem o BE e que se resume, no essencial, ao que desta vez mais uma vez se passou: no período de preparação da manifestação, o BE, de uma forma geral, primou pela ausência; no dia da manifestação, os seus dirigentes apareceram, finalmente, sempre rodeados pela prestimosa comunicação social dominante – que é, como se sabe, propriedade do grande capital; aproveitaram, então, para, enfim, falarem da manifestação – naquela forma em que se especializaram e que deixa sempre no ar a ideia de que se fartaram de trabalhar para o êxito que ali está à vista de toda a gente... Desta vez, Francisco Louçã elevou a fasquia da desfaçatez: ele, que nas suas múltiplas intervenções nos últimos tempos, todas laboriosamente difundidas pelos média dominantes – que são, nunca é demais repetir, propriedade do grande capital - se esqueceu sempre de apelar à mobilização dos trabalhadores para a jornada de dia 13, apareceu agora, fingindo fazer uma gracinha, a dizer que entregou a José Sócrates «os cumprimentos» dos manifestantes…

É sabido que os militantes comunistas deram um contributo decisivo para o êxito da poderosa manifestação do dia 13. Integrados nas estruturas unitárias do movimento sindical, ao lado de trabalhadores de várias opções políticas e partidárias, eles fizeram da preparação desta jornada de luta a sua tarefa prioritária durante as últimas semanas. E agindo assim não fizeram mais do que cumprir o seu dever de militantes do Partido da classe operária e de todos os trabalhadores.
Ao mesmo tempo, levavam por diante a realização de centenas de iniciativas comemorativas do aniversário do Partido (sempre silenciadas pelos média dominantes); iniciavam o complexo e difícil trabalho de construir as listas da CDU para os vários órgãos autárquicos; davam andamento à programação e às primeiras iniciativas relacionadas com as eleições para o Parlamento Europeu (regra geral silenciadas pelos média); e prosseguiam a tarefa de todos os dias visando o reforço do Partido.
Tarefas que vão prosseguir, agora com a confiança redobrada pelo êxito que foi a grande jornada de luta de dia 13.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.