VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: Os "erros" de Marx e as ASNEIRAS dos Outros


Author:
Guilherme da Fonseca-Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10/05/09 11:57:38

Com o rebentar da bolha financeira dos subprime começaram a aparecer uma série de artigos e comentários sobre Marx e o que diria Marx perante esta situação.
Foram tantas as asneiras que ouvi e vi escritas que resolvi publicar um livro com o título "Os Erros de Marx e as Asneiras dos Outros".
Parece que me enganei no título... Já ouvi de passagem um comentário do estilo "cá está mais um a malhar no Marx".
É por essa razão que me dispus aqui a fazer um breve esclarecimento a esse respeito. Provavelmente deveria ter colocado os “erros” entre ‘aspas’... E provavelmente deveria ter instruído a editora no sentido de colocar os "erros" em letra miudinha e "as ASNEIRAS dos Outros" em letra gorda.
No livro procuro explicar que os dois ou três erros de Marx são perfeitamente compreensíveis (e mais do que menores...) em relação ao conteúdo substantivo da análise do sistema capitalista elaborada por Marx.
Procuro também denunciar as asneiras (mais do que muitas...) dos diversos autores anti-marxistas que proliferaram por esse mundo fora e cujas ideias infectaram (é o termo) todo o ensino das ciências sociais e económicas ao longo dos últimos cem anos.
É por estas razões que me surpreendeu e chocou que alguém, só pela leitura do título possa tirar a ilação de que se trata de "mais um a malhar no Marx". Quando a ideia era (e é...) exactamente o contrário: explicar porque razão as ideias de Marx sobre o sistema capitalista continuam a ser (são cada vez mais...) fundamentais para a compreensão do que se está a passar.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.