VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Re: Estado e Mercado - a falsa dicotomia (1)


Author:
Guilherme da Fonseca-Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19/09/08 12:48:22
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Estado e Mercado - a falsa dicotomia (1)" on 17/09/08 15:15:15

De facto, quando se procura analisar um sistema tão complexo como é o sistema capitalista, não há como socorrermo-nos do método dialéctico.
Assim sendo, haverá (quando muito) que olhar o Estado e o Mercado (entendido aqui como o conjunto das empresas com fins lucrativos) como "extremidades" de um continuum de configurações sociais possíveis. Mas também se poderá olhar para o Estado como um conjunto de agentes ou actores sociais que exercem um determinado tipo de poder (o chamado poder político), enquanto que as empresas exercem um outro tipo de poder (o chamado poder económico). Nesse contexto "Estado" e "Mercado" não seriam já as "extremidades" de um qualquer continuum (de configurações sociais possíveis), mas seriam antes dois tipos de agentes que disputam entre si a primazia do poder "tout court".
Já a expressão (ou formulação) "socialismo contra liberalismo2, essa parece-me que representará um outro tipo de problema. Havendo aí no entanto que assinalar que – mais uma vez – estaríamos também aqui perante um cenário em que estes dois conceitos (socialismo e liberalismo ) se apresentariam como as "extremidades" de um continuum de configurações sociais possíveis.
E esse outro tipo de problema prende-se com o facto de que é possível argumentar que "só com a progressão em direcção ao socialismo é que vai aumentado a liberdade dos cidadãos". Pode argumentar-se (e é um argumento clássico) que "só um Estado forte pode garantir a liberdade dos mais fracos perante a possível prepotência dos mais fortes".
Por outras palavras, a tomada do poder político (seja por eleições, seja por "ocupação" do aparelho de Estado, seja pelas armas...) é – quanto a mim – uma condição necessária, ainda que não suficiente, para a progressão para o socialismo. Diga-se de passagem que o grande erro de Bernstein (e de todos os sociais-democratas) terá sido a "fixação no movimento", descurando qual o sentido (direcção ou objectivo final) desse "movimento".
Quanto à ideia de "forjar novas formas de produzir e distribuir em sociedade" haverá certamente muito para discutir. Só que – mais uma vez, quanto a mim – essa discussão releva já da "engenharia social" e como confirmará qualquer engenheiro (civil ou mecânico...) não há engenharia que resista a uma correcta análise das condições físicas do problema a resolver. Ou seja, o ponto de partida para qualquer discussão sobre como "forjar novas formas de produzir e distribuir em sociedade", terá que assentar na análise objectiva das condições concretas da sociedade capitalista. E, para isso, lá teremos que regressar às ideias basilares de Karl Marx sobre (por exemplo...) valor, alienação, exploração, lucro e acumulação.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.