VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Escravidão pela dívida


Author:
Michael Hudson
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 7/10/08 14:23:54

Escravidão pela dívida:
Uma perspectiva cristã sobre o salvamento bancário de Paulson
por Michael Hudson [*]

Prendam-nos, não os salvem! Um protesto popular sem precedentes levou o Congresso a rejeitar o plano de salvamento inicial do Tesouro, na 2ª feira 29 de Setembro. A maior parte dos comentadores notou quão irónico e aparentemente incaracterístico foi o salvamento ter sido derrotado principalmente pelos republicanos, e na verdade pela extrema-direita do partido, os Conservadores do Cinturão Bíblico [1] . Mas seria esperar demasiado que estes congressistas recordassem a ética cristã corporificada em Mateus 18 – quase literalmente uma condenação bíblica dos termos do salvamento?

Esta passagem admirável descreve como Pedro veio a Jesus e perguntou acerca do esquecimento – principalmente o esquecimento de dívidas. Naquelas línguas antigas as palavras para "pecado" e "dívida" eram as mesmas. Os pecadores tipicamente expiavam as suas ofensas e "transgressões" efectuando um pagamento compensatório.

Jesus contou a parábola de um rei a pedir o pagamento a um dos seus servos, que possuía 10 mil talentos que lhe pertenciam – nada parecido com o governo de hoje que procura arrecadar o dinheiro devido do Citibank, JPMorgan Chase e outras firmas financeiras da Wall Street. Não tendo com que pagar, o rei ordenou que ele fosse vendido com a mulher, os filhos e todos os seus bens, a fim de quitar a dívida. Mas o servo "caiu aos seu pés e rogou-lhe, concede-me um prazo e tudo te pagarei". A analogia aqui é com os aliados do sr. Paulson na Wall Street a prometerem que de alguma forma o Tesouro pode acabar por ser reembolsado e pode mesmo ganhar um lucro ao comprar os US$700 mil milhões em hipotecas lixo.

"Então, levado pela compaixão, o senhor daquele servo mandou-o em liberdade e perdoou-lhe a dívida". Isto é o que o compassivo sr. Paulson está a propor fazer. O Tesouro comprará "lixo por dinheiro", ficando com hipotecas lixo e outros empréstimos podres a não importa que preço os especuladores financeiros tenham pago, sem obrigá-los a assumir uma perda.

Na parábola do Mateus 18 o servo real "saiu e encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários; agarrou-o, apertou-lhe o pescoço e sufocava-o dizendo: "Paga o que me deves!". O seu companheiro implorou-lhe pelo esquecimento assim como ele próprio implorara ao rei. Mas ele não se comoveu, e "lançou o devedor na prisão, até que pagasse tudo quanto lhe devia".

Outros devedores viram o que estava a acontecer e preocuparam-se com a possibilidade de o mesmo destino lhes estar reservado, de modo que foram ao rei e contaram-lhe o que havia acontecido. O rei ficou irado, chamou o credor e disse: "Oh, tu funcionário perverso. Perdoei-te tudo o que me devias ... não deverias também ter tido compaixão do teu companheiro, assim como eu tive de ti?" O rei então lançou-o "aos seus verdugos, até que pagasse tudo o que lhe era devido".

É aqui que o Congresso falha. Ele está a dizer aos bancos – e aos administradores que o Tesouro está a contratar a fim de recuperar "o dinheiro do contribuinte" – para actuarem de um modo cruel e conduzirem a economia ainda mais abaixo no caminho da servidão pela dívida (debt peonage). Consumidores, proprietários de casas e outros devedores em incumprimento dos seus empréstimos de estudantes, empréstimos para carros e dívidas médicas não serão aliviados com uma economia em contracção, preços no consumidor em ascensão e preços de activos em queda. Mas a Wall Street deverá ser capaz de evitar toda e qualquer perda. Ela é suposta reembolsar em cinco anos – isto é, dois mandatos presidenciais a partir de agora.

De modo que o paralelo cristão é rompido. A moral na parábola acima, explicou Jesus (Mateus 18:35), era "Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração", isto é, as suas dívidas. Mas a Wall Street e o Congresso devem ser ateus porque, pelo caminho em que as coisas foram trabalhadas, hoje apenas os ricos estão a ser esquecidos das suas dívidas – não os pobres. Os grandes pecadores vão ficar livres, mas as suas vítimas estão a ser despojadas dos seus activos.

Foi isto, como se sabe, o que aconteceu historicamente no Império Romano ao entrar no caminho da escravidão pela dívida e da servidão. Foi para esta estrada secular que o Congresso encaminhou a economia na semana passada.
05/Outubro/2008
[1] Cinturão Bíblico (Bible Belt): uma região dos EUA onde a prática da religião protestante evangélica está impregnada na cultura local. O Bible Belt localiza-se no Sudeste dos Estados Unidos.

[*] Antigo economista da Wall Street especializado em balança de pagamentos e imobiliário no Chase Manhattan Bank (agora JPMorgan Chase & Co.), Arthur Anderson, e posteriormente no Hudson Institute (nenhum parentesco). Em 1990 ajudou a estabelecer o primeiro fundo de dívida soberana do mundo para a Scudder Stevens & Clark. Foi Conselheiro Económico Chefe de Dennis Kucinich na recente campanha primária presidencial dos democratas, e aconselhou os governos americano, canadiano, mexicano e lituano, bem como o United Nations Institute for Training and Research (UNITAR). Professor Investigador Emérito da Universidade do Missouri – Kansas City (UMKC), autor de muitos livros, incluindo Super Imperialism: The Origin and Fundamentals of U.S. World Dominance . Email: mh@michael-hudson.com

O original encontra-se em http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=10458

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.