VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]5678 ]
Subject: capitalizar


Author:
José Mário Branco
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 4/06/08 19:30:13



Bloco tenta capitalizar à esquerda do PS



José Mário Branco

Mudar de Vida



A ocupação do espaço político da direita pelo neoliberalismo da linha “blairista” de Sócrates – com mais eficácia do que os governos PSD/CDS – tem vindo a desenvolver dois fenómenos no espectro político parlamentar: a paralisia política do PSD e do CDS-PP, que ficaram sem nada para fazer a não ser apoiar a escalada anti­‑social do governo, por um lado; e, por outro, a desmoralização do eleitorado do PS situado mais à esquerda que – como todos os comentadores, e Soares, e Santana vão avisando – pode vir a ser capitalizado pelo PCP e pelo BE, cada um à sua maneira e com o seu estilo próprios.



Agora mesmo, enquanto escrevemos, ouvimos Francisco Louçã, no parlamento, exigir de sua excelência o primeiro­‑ministro «sensibilidade social» e «sensatez». Discurso que, nunca trazendo à luz as verdadeiras causas da crise dos pobres na sociedade do lucro, se enquadra perfeitamente nessoutra cartilha “humanista”, “sensata” e defensora de um Estado intervencionista que une, num mesmo projecto reformista, Mário Soares, Manuel Alegre, Ana Benavente, Helena Roseta e Carlos Brito.



Esse projecto de unificação – em que o Bloco de Esquerda espera realizar o seu objectivo de fundo, e que é o de se tornar o parceiro “de esquerda” do PS – está em marcha. Com palavras preocupadas e unitárias, os desencantados do PS estão a ser alvo, às claras, desse chamamento do Bloco. Trata-se, diz o apelo unitário, de «um esforço político consistente para construir uma alternativa à neoliberalização gradual do país conduzida pelo bloco central», que acontece na imediata sequência do ralhete de Mário Soares ao PS governativo, e se concretiza agora numa iniciativa conjunta desse campo reformista: o comício intitulado “Abril e Maio, agora e aqui” (cujo apelo pode ser lido no site do BE em www.esquerda.net), na próxima terça-feira 3 de Junho, no Teatro da Trindade (Lisboa).



Ao mesmo tempo que o PS-Governo se recusa a comentar a participação de Manuel Alegre no comício, este explica­‑se dizendo que «é preciso somar a esquerda à esquerda». Tem-se falado muito da “recomposição da direita”. Mas a recomposição da esquerda promete. Nós diríamos que se perfila uma linha de “responsabilidade” (que é gerir o capitalismo prestando atenção ao perigo dos exageros), de “exigência” (que é gerir o capitalismo com mais rigor quanto aos lucros desmedidos e ao que chamam as regras do sistema) e de “esperança” (que é reabilitar o sistema de ilusões e enganos que são o serviço de protecção civil do capitalismo). Por trás de um discurso de esquerda, mas não anticapitalista, o que esses gestores da esquerda reformista querem mesmo é gerir o capitalismo em novos moldes. É essa a sua ambição de classe.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.