VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: O nº 6 da revista 'O Comuneiro' está em linha


Author:
Angelo Novo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 8/04/08 17:20:46

Caros Amigos e Companheiros:

Está já disponível em linha o nº 6 da revista electrónica 'O Comuneiro': www.ocomuneiro.com . Completam-se assim três anos de publicação semestral deste periódico, dedicado à renovação do pensamento marxista em todo o espaço mental ocupado no mundo pela língua portuguesa. Pretendemos contribuir desse modo para a formulação da resposta que, a partir desse espaço, deverá ainda começar a desenhar-se a um dos desafios essenciais do nosso tempo: dar consistência estratégica e orgânica ao nascente movimento anti-capitalista global contemporâneo.

Este número de 'O Comuneiro' abre com um excelente ensaio de Michel Husson, intitulado 'Compreender o capitalismo actual'. Partindo de uma interrogação sobre a actualidade dos instrumentos críticos forjados por Marx há cento e cinquenta anos, Husson desvenda, sob os fantasmas mistificatórios de curso mais recente na dita "ciência enconómica", a subsistência do mesmo velho mecanismo da acumulação capitalista a partir do valor produzido pelo trabalho alienado. O nosso companheiro Ruy Braga, na mesma linha de reflexão, contribui com um oportuno desmascaramento das teses sobre a pretensa emergência de um "capitalismo cognitivo". Tema este já por nós abordado anteriormente e ao qual poderemos sempre regressar sem aviso prévio.

No mundo burguês, o ano de 2008 abriu sob o signo do pessimismo económico, com o impacto arrastado da crise desencadeada no Verão passado pelo colapso dos crédios hipotecários de risco norte-americanos. François Chesnais - outro dos nossos colaboradores habituais - desenvolve uma pequena reflexão sobre as causas e o significado de uma das manifestações mais marcantes dessa crise: a queda da cotação internacional do dólar norte-americano. Neste número do 'O Comuneiro', temos ainda o fortíssimo privilégio de contar com a colaboração de Robert Brenner, um dos historiadores marxistas mais influentes do nosso tempo. Brenner fez-se economista por necessidade, no desenvolvimento do seu campo de reflexão original, mas é ainda como historiador (embora um que não tem receio de arriscar uma aproximação à zona de rebentação plena da onda do presente) que sentimos a sua reflexão sobre a crise actual.

Os editores desta revista - Ronaldo Fonseca e Ângelo Novo - contribuem com um artigo conjunto de reflexão sobre os impasses que se verificam presentemente na execução do projecto global imperialista de domínio total. A partir daí, avançam-se algumas hipóteses de desenvolvimento de linhas de fractura capazes de agudizar a crise sistémica do capitalismo globalizado, abrindo espaço para a emancipação de velhos e novos sujeitos sociais, em novos e renovados projectos de socialidade.

Neste número, temos o grato prazer de contar com uma fortíssima presença de jovens pensadores marxistas latino-americanos. O argentino Nestor Kohan reflecte sobre o momento político actual sul-americano e a necessidade que têm os revolucionários de manter uma rigorosa linha de demarcação com o social-liberalismo de recurso das classes dirigentes. O venezuelano Haiman el Troudi, em entrevista recente, traz-nos um momento de auto-reflexão da revolução bolivariana, no contexto da experiência acumulada pelas revoluções socialistas do século passado e do balanço ainda provisório que é já possível fazer sobre elas. O cubano Frank Josué Solar contribui com uma pungente e aguda reflexão sobre a transição actual vivida no seu país. O uruguaio Raúl Zibechi traz-nos uma pertinente reflexão sobre o significado político das novas geografias humanas em esboço, neste mundo declinante do capitalismo. Neste momento em que se publica, enfim, a primeira edição integral de 'Pensamento e Linguagem' em Portugal, temos também um imenso prazer em dar a conhecer uma reflexão original de Francisca Cabral sobre o significado da obra de Lev Vygotsky, tão essencial que ela nos parece ser para a nossa mundivisão integral, materialista e revolucionária.

A redacção de 'O Comuneiro' agradece antecipadamente toda a divulgação que possa ser feita à revista e aos seus conteúdos, inclusive através do debate e do confronto de ideias. Mantém-se também aberta a propostas de colaboração e de partilha de esforços com outras organizações e iniciativas publicísticas (na internet e fora dela) que partilhem as suas convicções essenciais.

Pela Redacção de 'O Comuneiro'

Ângelo Novo

http://geocities.com/CapitolHill/6446/

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: O nº 6 da revista 'O Comuneiro' está em linhaFM 8/04/08 23:14:13


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.