VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: Algum humor no meio das calamidades...


Author:
Guilherme da Fonseca-Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16/04/08 20:07:04

As noticias que nos vão chegando -e que nós presenciamos - continuam a dar razão ao velho das barbas...
As aldrabices todas que se têm propalado a respeito das ideias de Marx, não são de agora.
Tropecei neste "delicioso" naco de prosa acerca do Marxismo, publicado pelo Dicionário Enciclopédico "Larousse du XIX ème Siècle", mais ou menos em 1873...

"... Desde esta época (1847), o sr. Marx, o verdadeiro pai da doutrina comunista que se chama o lassalismo, tinha doutrinas bem assentes. Rejeitando ao mesmo tempo as teorias de Saint-Simon, de Fourier, de Cabet, de Proudhon, de Louis-Blanc, etc., (o sr. Marx) pretendia fundar uma "escola científica"; segundo ele, é preciso considerar o passado como não existente e não procurar as leis da sociedade do futuro senão no experimentalismo. O socialismo científico deve tomar como ponto de partida os trabalhos de Buckner, de Darwin, as descobertas da filosofia médica e, para constituir a sociedade nova, é necessário que se baseie cientificamente sobre o estudo da constituição do ser humano, sobre a anatomia, sobre a sociologia e a antropologia. Numa palavra, de acordo com esta teoria, o homem não é um ser de faculdades complexas, de necessidades contraditórias, mas uma espécie de máquina de movimentos determinados e invariáveis, do que se segue que se deve formular a lei do indivíduo de acordo com o exame dos seus órgãos e os direitos publico e internacional, de acordo com os caracteres das raças humanas".

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.