VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]78 ]
Subject: O Tratado do grande capital


Author:
Avante
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14/03/08 12:43:21

Soberania nacional, Direitos laborais
e Serviços públicos em Perigo!
O Tratado do grande capital

Muitos portugueses perguntam-se por quê a resistência do Governo de Sócrates em realizar um referendo sobre o chamado «Trado de Lisboa». Uma palavra poderia resumir todas as razões que levaram Sócrates a dar o dito por não dito, o prometido antes das eleições por esta atitude antidemocrática. Essa palavra é medo. Alinhando com os seus parceiros que chefiam os governos dos 27 estados-membros da União Europeia (ou melhor, a mando, como os outros, dos grandes que comandam a estratégia neoliberal da EU), Sócrates e o PS optaram por mandar às urtigas os compromissos políticos eleitorais – para tentarem esconder o conteúdo do Tratado, fazendo com que tudo o que ficou resolvido em Lisboa permaneça no desconhecimento e na ignorância dos trabalhadores e do povo.
Desde logo, o nome dado ao Tratado contém em si mesmo um encobrimento e uma mentira. Apelidando-o de Tratado de Lisboa, procura convencer os eleitores – portugueses e outros europeus – de que não se trata de uma versão da chamada «constituição» europeia, chumbada precisamente pelos referendos realizados então em França e na Holanda; depois, porque, com o pomposo nome de «Lisboa», esconde os profundos malefícios que o Tratado encerra para a soberania nacional.
«Tratado do grande capital» seria melhor nome e mais verdadeiro. Porque, de facto, ali se inscrevem – muitas vezes de forma enviesada e cabalística – orientações, normas e decisões que favorecem o grande capital e nacional transnacional, reduzindo e extorquindo direitos aos trabalhadores, impondo a superioridade deste documento sobre as constituições de cada país, por mais progressistas e justas que ainda sejam, colocando em perigo não apenas a soberania nacional mas também os direitos laborais e os serviços públicos.
Com o objectivo de revelar, em traços gerais, os malefícios escondidos no Tratado, o Avante! pretende, com estas páginas, denunciar tais perigos. Este «Tratado do grande capital», que atenta gravemente contra a soberania dos povos, que consagra e aprofunda o capitalismo como sistema único, que reduz direitos sociais e laborais e que aponta para a militarização da União Europeia, não há-de impor-se sem luta.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O tratado em dez parágrafosAvante14/03/08 12:45:19


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.