VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]78 ]
Subject: Uma carta sem direitos fundamentais


Author:
Avante
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14/03/08 12:50:02
In reply to: Avante 's message, "O rumo neoliberal agrava a vida de todos" on 14/03/08 12:48:25



Uma carta sem direitos fundamentais

Muitos tentam apresentar «A Carta dos Direitos Fundamentais da União» como contraponto ao liberalismo capitalista que determina os princípios e políticas da União, mas bastará uma leitura atenta para se constatar que tal não passa de uma mera ilusão. Vista de perto, a apetecível cenoura com que acenam aos trabalhadores é, afinal, de plástico.

O texto, retomado e adaptado do derrotado tratado constitucional (parte II), continua a aludir no título à noção de «direitos fundamentais». Contudo, muitos destes direitos, designadamente nos domínios económicos e sociais, são transformados em meras declarações de princípios sem qualquer efeito prático, não podendo sobrepor-se aos objectivos primordiais da União, os quais, para que não restem dúvidas, são enunciados logo no terceiro parágrafo do preâmbulo da Carta.
Aqui se afirma que «A União (…) assegura a livre circulação das pessoas, dos serviços, dos bens e dos capitais, bem como a liberdade de estabelecimento». Ou seja, os tais «direitos fundamentais» do ser humano são friamente confrontados com os direitos de livre circulação dos serviços, mercadorias, capitais e de estabelecimento das empresas.
A função meramente decorativa desta Carta é ainda evidenciada no n.º 3 do artigo 52.º onde se afirma: «Os direitos reconhecidos pela presente Carta que se regem por disposições constantes dos Tratados são exercidos de acordo com as condições e limites por eles definidos.»
Esta disposição subalterniza claramente o exercício dos direitos às condições e limites fixados nos tratados, o que, em linguagem corrente, significa a subordinação da pessoa humana ao «bom funcionamento» do mercado interno, à circulação das mercadorias, dos serviços e capitais, à liberdade das empresas.
Por outro lado, se é certo que, em matéria de direitos fundamentais, o n.º 6 do referido artigo abre explicitamente uma excepção ao primado do direito da União sobre as leis nacionais («As legislações e práticas nacionais devem ser plenamente tidas em conta tal como precisado na presente Carta»), não é menos verdade que, já hoje, a liberdade de estabelecimento das empresas ou a livre concorrência não falseada são invocadas pelo Tribunal Europeu de Justiça (TEJ) para dar razão às empresas contra os sindicatos. Veja-se as recentes decisões tomadas contra sindicatos suecos e finlandeses que apenas exigiram o cumprimento estrito das legislações e práticas nacionais nas Laval e Viking.
Conclui-se deste modo que, se não é a Carta dos Direitos que ameaça sobrepor-se às leis nacionais, ninguém duvida de que o tal «sistema que assegura que a concorrência não seja falseada» (Protocolo relativo ao art. 2.º do Tratado da União Europeia), ao qual a própria Carta se subordina, já o está a fazer.

Um retrocesso de décadas

O alcance prático da Carta é assim quase nulo: as suas disposições não podem sequer ser invocadas perante o juiz (n.º5 artigo 52.º), e não criam qualquer direito social europeu susceptível de equilibrar o direito de concorrência, que é a pedra basilar da União («De forma alguma o disposto na Carta pode alargar as competências da União, tal como definidas nos Tratados» - art. 6.º do tratado de Lisboa).
Não obstante, não deixa de ter profundo significado e constituir motivo de grande preocupação para os trabalhadores e cidadãos em geral a forma como direitos fundamentais são aqui transformados em declarações genéricas, dissociadas de qualquer obrigação ou responsabilização pela sua aplicação.
Repare-se, por exemplo, no direito à segurança social. Enquanto a Constituição da República Portuguesa afirma que «Todos têm direito à segurança social» e acrescenta que «Incumbe ao Estado organizar, coordenar e subsidiar um sistema de segurança social unificado e descentralizado» (art.63.º da CRP), a «moderna» Carta dos Direitos resume-se a reconhecer «o direito de acesso às prestações de segurança social e aos serviços sociais» (art.34.º).
Seguindo a mesma lógica redutora, a Carta transforma o direito ao trabalho em «direito de trabalhar» e em «liberdade de procurar emprego, de trabalhar» (n.os 1 e 2 do art. 15.º), esvaziando assim uma disposição inscrita na Declaração Universal dos Direitos da ONU, de 10 de Dezembro de 1948, acolhida em variadíssimas constituições nacionais.
Também não consagra a segurança de emprego e a proibição dos despedimentos sem justa causa, como o faz a Constituição Portuguesa, mas apenas «o direito [dos trabalhadores] a protecção contra os despedimentos sem justa causa».
Não fixa o direito a um salário e rendimento mínimos, bem como à sua actualização regular, ao subsídio de desemprego, nem reconhece o elementar princípio de que para trabalho igual salário igual.
O direito à pensão de reforma é substituído pelo «o direito das pessoas idosas a uma existência condigna e independente» (art. 25.º) e «o direito de acesso às prestações de segurança social e aos serviços sociais» (art. 34.º), subvertendo, por exemplo, a Carta Comunitária dos Direitos Fundamentais dos Trabalhadores, assinada em 9 de Dezembro de 1989 pelos estados-membros da então Comunidade Europeia, que garante «o direito a beneficiar, no momento da reforma, de recursos que assegurem um nível de vida digno».
No mesmo sentido, o direito de todos à habitação, cuja realização é incumbida ao Estado pela Constituição Portuguesa, é remetido na Carta para uma alínea onde se «reconhece e respeita o direito a uma assistência social e a uma ajuda à habitação» (n.3 art.34.º).
Por último, atente-se ainda no facto de que a Carta não reconhece os direitos ao aborto e à contracepção mas, em contrapartida, consagra «o direito à vida» (art. 2.º), dando assim pretexto para novas ofensivas retrógradas neste domínio.

Direitos que a carta não reconhece ou enfraquece

- Direito ao trabalho (é transformado em «direito de trabalhar» e em «liberdade de procurar emprego»)

- Direito à segurança de emprego (despedimentos sem justa causa ou o lock-out não são proibidos)

- Direito à retribuição do trabalho segundo a quantidade, natureza e qualidade (a Carta não reconhece o princípio de que para trabalho igual salário igual)

- Direito ao subsídio de desemprego (é transformado em direito de acesso a prestações de segurança social)

- Direito a pensões de reforma (é substituído pelo «direito» dos idosos «a uma existência condigna e independente» e pelo «direito de acesso a prestações de segurança social»)

- Direito à saúde (é transformado em «direito de aceder à prevenção em matéria de saúde»)

- Direito à habitação (é reduzido a «uma ajuda à habitação»)

- Direitos de contracepção e aborto (declara-se o «direito à vida»)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Liberdade do capital esmaga direitos do trabalhoAvante14/03/08 12:52:38


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.