VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: É hoje o grande dia... O dia de todas as exaltações...


Author:
Guilherme da Fonseca Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 13/12/07 12:46:50

Ali para os lados de Belém - estamos na época natalícia e tudo - celebra-se hoje mais um passo em frente na "gloriosa e triunfante marcha para a construção da Europa" (agora a música de fundo não são só violinos... Ao que me diz a rádio, há também a Ode à Alegria, de Schiller, musicada pelo Beethoven e cantada por um coro juvenil).
Os nossos dirigentes máximos, todos democraticamente eleitos, vão assinar com pompa e circunstância o novo (?... será mesmo?...) "Tratado Reformador". E para gáudio do pessoal lusitano até se vai chamar "Tratado de Lisboa".
É para que saibam!!!
Parece que a coisa - o Tratado - agora só tem que ser RATIFICADO. Ouvi perguntarem ao "Senador-Mor" da nossa república (das bananas, não será...) e "padrinho-mor" da nossa adesão à antiga CEE (agora simplesmente UE, sempre são só duas letras em vez de três...) se ele achava que seria preciso um "REFERENDO", pois parece que há para aí uns chatos que reclamam por essa coisa esquisita como perguntar aos cidadãos se estão de acordo com uma coisa tão comeinha como um "Tratado Reformador".
A resposta foi esclarecedora e resume-se nisto: "Já fui a favor do referendo, agora acho que não vale a pena".
A que se acrescentava algo parecido com isto "O Tratado é muito confuso e agora precisa de ser explicado às pessoas".
Que é como quem diz, "primeiro assinas o contrato e a gente depois explica-te o que lá está escrito". Maneiras de ver a democracia...
Também ouvi - de outras cabeças iluminadas - coisas como isto "O objectivo deste Tratado é uma Europa mais democrática e mais participativa (por parte dos cidadãos)".
As mesmas pessoas que nos dizem que "este Tratado é muito complexo" (para estar agora a explicar às pessoas... presume-se).
E ouvi também esta outra coisa simplesmente espantosa. "No Reino Unido o Gordon Brown não faz referendo que é para não chumbar este Tratado. A vitória do Nâo estava mais do que garantida". Como é possível, meus senhorese e minhas senhoras, uma atitude destas da parte do Primeiro-Ministro daquela que é "a mãe de todas as democracias parlamentares"?... Os mesmos que pregam lições de moral democrática a outros povos de outros continentes.
Sarcasmos à parte, esclareço que sou a favor da União Europeia mas acho que o minímo que se pode exigir é que se pergunte às pessoas, uma a uma, se estão de acordo em que o País, cada País, vá assim cedendo o que ainda resta de soberania nacional.
E que se lhes pergunte também que tipo de "União Europeia" é que querem e com que poderes de regulação e controle relativamente às actividades do Capital, apátrida, anónimo e trans-nacional.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Uma espécie de democraciaFernando Penim Redondo14/12/07 18:23:02
A GRANDE TRAIÇÃO VENDEM A PÁTRIA SEM FALAR COM O DONO (NT)Zé POVO15/12/07 12:05:30


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.