VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: China terá liderança global em 2030, diz estudo


Author:
EFE
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 15/01/08 20:50:13
In reply to: KAREN CAMACHO 's message, "Airbus terá unidade de produção de aviões na China" on 22/11/07 8:56:47

Em 2030, a China terá se tornado a grande liderança mundial e o aquecimento global será o principal desafio a ser enfrentado pela comunidade internacional, segundo um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial.

A instituição com sede em Genebra conta em sua estrutura com o chamado Fórum dos Jovens Líderes Globais, formado por cerca de 300 pessoas de menos de 40 anos que se destacam em suas áreas de trabalho.

O Fórum de Jovens Líderes decidiu realizar um Mapa do Futuro, para prever, com base em dados empíricos, como seu próprio entendimento, como será o mundo em 2030.

"Podemos começar a compreender e visualizar o futuro só com a percepção da interconexão e as inter-relações entre os vários desafios e as questões-chave que influenciam a agenda global", afirmou o fundador e presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab.

O aspecto em que houve maior consenso (88% dos consultados) é de que a China será a nação que liderará o mundo. O estudo indica que a economia global se voltará para o Oriente e para o setor dos serviços.

A China será seguida por Estados Unidos, Índia e Rússia, enquanto Alemanha, França e Grã-Bretanha terão perdido "força significativa."

No entanto, 69% dos participantes do estudo consideram que embora as nações continuarão tendo os papéis mais influentes no mundo, perderão poder em favor das corporações multinacionais (86%).

O estudo mostra que 70,1% dos consultados acreditam que o poder será multipolar e balanceado, contra 15,3% dos que consideram que o ele será dividido entre instituições multilaterais, 5,8% dos quais acreditam que um único poder liderará, 1,5% de que este será bipolar e 7,3% dos que acreditam que serão outras opções.

O aspecto positivo mais destacado é de que 76,1% consideram que haverá mais sociedades democráticas, e que apenas 38,6% acreditam que em 2030 o mundo estará envolvido em uma guerra entre vários países.

No entanto, os jovens líderes são pessimistas, já que apenas 46,69% acreditam que o mundo será mais pacífico do que hoje em dia.

Além disso, 79,1% dos eventuais dirigentes do futuro acham que o mundo sofrerá uma grande pandemia, e 64,4% consideram que ocorrerá um ataque com armas de destruição em massa por parte de agentes não-governamentais.

Com relação à mudança climática, 74,4% dos jovens líderes acham que o mundo terá suficiente progresso técnico para lidar com a mudança climática de forma sustentável, mas 59% ainda acreditam que o aquecimento global continuará sendo o maior desafio em 2030.

Já que a temperatura na terra deverá aumentar em quase 1ºC, o nível do mar terá subido, e as emissões de gases que provocam o efeito estufa terão aumentado, as condições climáticas serão mais extremas.

Além disso, o consumo de combustíveis aumentará, principalmente na Ásia, apesar da expansão do uso de energias renováveis; e o crescimento exponencial do consumo de água, reduzirá o acesso a ela, segundo o relatório.

Sobre as desigualdades sociais, os jovens líderes acham que elas diminuirão entre os países, com um aumento da classe média mundial. No entanto, aumentará a desigualdade entre os cidadãos de um mesmo país.

O número de pessoas que passam fome diminuirá, mas por outro lado crescerá o número de desempregados mundiais, apesar da ampliação do emprego feminino e da redução do trabalho infantil.

Todos estes resultados serão analisados durante o Fórum Econômico Mundial de 2008, que acontecerá entre os dias 23 e 27 deste mês na cidade suíça de Davos.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O que estudo diz é que 88% de cerca de 300 pessoas acreditam nisso (NT)Picuinhas19/01/08 10:57:10


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.