VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: Juntas médicas e classes sociais


Author:
M. Gouveia
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 8/02/08 15:55:21




Juntas médicas e classes sociais
M. Gouveia - Domingo, 27 Janeiro, 2008
teixeirapinto_72dpi.jpgAna Maria Brandão, funcionária da Junta de Freguesia de Vitorino de Piães, em Ponte de Lima, portadora de cervicalgia e lombalgia degenerativas e após três anos de baixa, foi obrigada, pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), a regressar ao trabalho em Novembro de 2007. Cumpriu o horário laboral sentada numa cadeira, encostada a uma parede e ajudada pelo pai. Quando as televisões falaram do assunto, o ministro das Finanças anunciou que ela iria entrar novamente de baixa médica até que a CGA fizesse a reapreciação do caso. Reavaliada por nova Junta Médica, a CGA indeferiu o seu pedido de reforma antecipada porque não se encontrava “absoluta e permanentemente incapaz” para o trabalho.

Em Dezembro, a Junta de Freguesia deixou de lhe pagar o vencimento mensal de 400 euros, alegadamente por “indicação oral” da ADSE. “Andamos, há mais de três anos, a pagar o vencimento à funcionária e as despesas com deslocações aos médicos sem beneficiar dos seus serviços. Perante as mudanças na lei, não sabemos o que havemos de fazer e, pelo sim pelo não, decidimos suspender o pagamento. Esperamos que a ADSE nos diga, por escrito, se estamos a actuar dentro da legalidade ou não”.

Paulo Teixeira Pinto, ex-administrador do BCP, 46 anos, passou à reforma com 35.000 euros mensais (vezes 14 meses por ano), em função de relatório de junta médica que o considerou inapto para o trabalho. Pela rescisão do contrato recebeu a remuneração total referente ao exercício de 2007: 9,732 milhões de euros em “compensações” e “remunerações variáveis”. E já arranjou um cargo numa consultora financeira.

Dentro dos democráticos princípios que o governo preconiza para “uma sociedade moderna e competitiva, em que tem de existir solidariedade entre o sector público e o privado” e estando a ajudar o BCP a pôr a casa em ordem, parece-me que:

Devia aconselhar a nova administração do BCP a contratar as mesmas Juntas Médicas que avaliam os funcionários públicos porque - dando sinais de serem muito mais rigorosas que a Junta Médica contratada pelo BCP - defenderiam muito melhor os seus interesses.

O Presidente da Junta de Freguesia devia aconselhar a nova administração do BCP a “perante as mudanças, pelo sim pelo não, decidir suspender os pagamentos a Paulo Teixeira Pinto, esperando que o Banco de Portugal diga, por escrito, se estão a actuar dentro da legalidade ou não”.

E, já agora, seria conveniente avisar a consultora financeira que contratou Paulo Teixeira Pinto de que se está a arriscar a “andar, mais de três anos, a pagar o vencimento e as despesas com deslocações aos médicos sem beneficiar dos seus serviços”.

E as Ana Marias deviam aconselhar-se com os Paulos Teixeiras Pintos.

Ou nada disto faz sentido - e, então, com tantas juntas, será já tempo de nos juntarmos para dar volta a isto.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.