VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: Razões para a CGTP ter precários


Author:
Comendador marques de Correia
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 9/12/07 11:51:11
In reply to: flexiguro 's message, "Desemprego sobe em Outubro para 8,5% (na Dinamarca é 2,9)" on 8/12/07 14:48:08

Lisboa, 3 de Dezembro de 2007

Meu caro Carvalho da Silva

Li com atenção a notícia de que funcionários vossos na CGTP estão a recibo verde e são desaconselhados a fazer greve! Acho muito bem! Assim é que é.

A defesa dos trabalhadores, como tu sabes, deve fazer-se apesar deles próprios. A defesa dos trabalhadores tem por objectivo uma causa política determinada e precisa: a tomada de poder pelos sindicalistas, de modo a poderem, então, proibir as greves. Na realidade foi o que aconteceu em todos os países socialistas.

Sendo assim, em zonas mais ou menos libertadas como é o caso da CGTP, o desaconselhar a greve é apenas uma antecipação do futuro. Se o futuro, claro está, for aquele com que a CGTP sempre sonhou.

Ou seja, se a CGTP luta pelos trabalhadores, deve fazê-lo sem descanso, sem greves. E o mesmo devem fazer todos aqueles que trabalham para a CGTP.

Quer dizer, se a CGTP trabalha em prol do proletariado e dos trabalhadores explorados, deve fazê-lo escolhendo os melhores quadros. Ora, se fizesse contratos definitivos, essa possibilidade estar-lhe-ia vedada.

Mas, se o futuro não for aquele com que a CGTP sonhou, as coisas mudam um pouco de figura.

O problema é que o futuro com que a CGTP sonhou nos anos 70 é isto que temos agora. A ser assim, a greve é uma arma meramente economicista, para sacar mais umas massas ao patrão e não um programa político para colocar mais gente a questionar o regime capitalista, de forma a que essa gente passe para o lado da revolução e, com isso, ajude a aniquilar o sistema de exploração do homem pelo homem e construa um sistema que seja o inverso (há aqui um trocadilho antigo que é para ter piada, não sei se captaste).

Ou seja, se a CGTP falhou completamente o futuro, para que serve a CGTP?

Pode servir só para chatear os patrões. Como ideia, nem é má: tinham um programa político que passava por acabar com os patrões, mas como a coisa não se compôs, agora têm por programa chateá-los!

Pode servir só para chatear o Governo. Que vai, aliás, no mesmo sentido: tinham um programa para apear o governo capitalista e substituí-lo por um governo dos trabalhadores, mas uma vez que a coisa correu mal, já só querem chatear o Governo!

E pode servir, ideia mais popular, para defender os trabalhadores. Não tendo a CGTP qualquer ideia política, nem se metendo em questões de regime; apenas defendendo os trabalhadores contra os abusos patronais, os maus salários, as perseguições, etc., etc. Para evitar esses males recorrem à greve, abominam salários baixos e são radicalmente contra os recibos verdes.

A única objecção é que, neste último caso, os vossos trabalhadores também têm que ser defendidos, pelo que a CGTP deve dar o exemplo não pagando salários maus, não admitindo recibos verdes e não fazendo quaisquer perseguições.

É assim, meu caro. A vida não agrada a ninguém e está má para os sindicalistas, mas é assim.

Aceita um abraço do teu,

Comendador marques de Correia

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.