VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: Exemplo de Democracia ?!?


Author:
Livra
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10/12/07 22:46:36
In reply to: La Jornada 's message, "Exemplo de Democracia" on 4/12/07 12:15:51

15 Novembro

A imprensa venezuelana dá, hoje, destaque ao assassínio, a tiro, na última quarta-feira, do empresário e radialista português Deocleciano René dos Santos Sabença à porta da sua fábrica de gelo, "Cachamay", atribuindo o caso a "sicariato" (morte por encomenda). Na primeira página o Diário La Voz diz que "Sicários matam um comerciante" e sublinha que "durante o crime por encomenda (os assassinos) balearam um polícia metropolitano". "Segundo versões de testemunhas, os homicidas dispararam sem medir palavras", refere ainda o mesmo jornal, que reproduz um apelo de um dos sócios às autoridades a que combatam a insegurança. "Por vingança assassinaram um comerciante no seu negócio", diz o "2001" na sua última página. De acordo com o jornal, pouco antes de ser assassinado, René dos Santos recebeu um "misterioso telefonema".

Segundo o Últimas Notícias, "o comerciante português", de Espinho, "radicou-se desde pequeno na Venezuela e desde há uns anos que a sua esposa e filhos regressaram a Portugal". Explica ainda que "foi surpreendido quando chegava à sua fábrica de gelo" e que conduzia o programa radiofónico Portugal, Música e Informação. Por outro lado, o El Nacional avança que a polícia investiga se o assassínio ocorreu durante uma tentativa de assalto ao negócio, "por vingança ou se se trata de um 'sicariato'".

10 Dezembro

Casal de idosos portugueses morto dentro do seu apartamento no centro de Caracas

Eram 22h00 de sexta-feira quando o filho de Jaime de Oliveira Valente (75 anos) e de Ana Correia de Oliveira (63 anos) entrou em casa. Não queria acreditar no que os seus olhos lhe mostravam de forma tão nítida, tão crua. Os seus dois "velhinhos" - "assassinados, amordaçados, manietados".
O apartamento 17, na urbanização Colinas, na Avenida Principal de Los Caobos, em Caracas, estava de pernas para o ar. A meio do andar, Jaime com o peito ensanguentado e Ana apunhalada nas costas e com um golpe na cabeça.
Não teriam inimigos, tão-pouco avultados bens. O casal de portugueses desembarcou muito jovem na Venezuela. Desde a década de 50, dedicavam-se ao pequeno comércio. Jaime já não. Jaime estava muito debilitado. Há anos que, na sequência de um acidente vascular cerebral, só se deslocava com a ajuda de uma bengala. Ana saía da cama todos os dias às 3h30 para preparar empanadas - uma espécie de rissóis feitos com farinha de milho e um recheio diverso. O quiosque de revistas, empanadas e pastéis que possuía em frente ao edifício era o rendimento da família.
As primeiras conclusões da Divisão de Homicídios do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminais (o equivalente à Polícia Judiciária) indicam que, por volta das 16h00, quando fechava o quiosque, Ana foi interceptada por dois indivíduos que subiram com ela ao apartamento. Quem? O casal andara à procura de alguém para pintar a casa e contactara uns indivíduos a quem meses antes teria oferecido uns móveis, arriscam alguns testemunhos, segundo o jornal El Carabibeño. O roubo é um mote possível. No apartamento faltava dinheiro, alguns objectos, as chaves de casa, duas armas.
Ao chegar à morgue Bello Monte, o filho, Carlos de Oliveira, ainda chorava. Ainda não tinha conseguido assimilar o acontecimento. "Os meus velhinhos não se metiam com ninguém", cita o El Universal. "Estes assassinos roubaram a minha vida inteira que era a minha mamã e o meu papá."

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Mas que é que esta demagogia tem a ver com Democracia?! (NT)Farto Deles11/12/07 1:05:47
Re: Exemplo de Democracia ?!?Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).11/12/07 11:08:51


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.