VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: Re: Exemplo de Democracia ?!?


Author:
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 11/12/07 11:08:51
In reply to: Livra 's message, "Exemplo de Democracia ?!?" on 10/12/07 22:46:36

Caracas, 27 de Novembro de 2007 - A Venezuela melhorou o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ao subir de 0,787 em 2004 para 0,792 em 2007, o que a coloca no posto 74 entre 177 países. Assim o diz o Relatório sobre Desenvolvimento Humano 2007-2008, publicado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Emitido em Brasília, capital do Brasil, o relatório indica que o progresso dos indicadores básicos do desenvolvimento humano na República Bolivariana da Venezuela tem sido lento mas consistente nos últimos 15 anos. A cada ano, o Relatório sobre Desenvolvimento Humano inclui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que se constrói a partir de dados sobre a saúde, educação e rendimento per capita.

Entre 1990 e 2005, esperança média de vida ao nascer aumentou em quase três anos na Venezuela, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou apenas 5%, segundo este relatório. É muito importante ter em conta que de 1990 a 2005, os 8 primeiros anos foram de governos neoliberais entremeados em graves crises económicas (com recessão, hiper-inflação, desvalorição da moeda, etc) e só os últimos 7 anos foram de governo bolivariano (que enfrentou um golpe de estado em 2002 e uma forte sabotagem da produção de petróleo em 2003).

Pela sua parte, a alfabetização de adultos e a matriculação bruta combinada cresceram 3% e 5%, respectivamente. Estes números parecem claramente desfasados da realidade já que o PNUD insiste em usar o número de analfabetismo de 2001 para a Venezuela, ou seja, 7% (como base deste estudo). Recorde-se que outra agência da mesma ONU, a UNESCO, declarou a Venezuela "território livre do analfabetismo" em 2005, quando afirmou que existiam menos de 2% de analfabetos na Venezuela. O que me faz desconfiar nos outros índices como o da saúde em que se baseia o IDH definido pelo PNUD.

Mas enfim, parece que algumas instituições internacionais estão destinadas a reconhecer as conquistas sociais da Revolução Venezuelana a passo de caracol. Outro exemplo disso é o Banco Mundial, que não actualiza o Coeficiente de Gini (diferença de rendimentos entre ricos e pobres) da Venezuela desde o ano 2000.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.