VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: Não aderi, nem deixei de aderir...


Author:
Guilherme Fonseca Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 27/11/07 21:26:50
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Aderiste ao bolivarianismo ?" on 27/11/07 14:51:10

Desculpa lá, mas não me parece que tenha insinuado que estejas contra a libertação económica do povo vezuelano.
Tu é que falaste em "esmola" e "estilo pimba", passando de lado em relação a todas as realizações e medidas concretas tomadas pelo Hugo Chavez e os seus companheiros directos.
Justamente para a libertação económica do povo venezuelano.
E se houver mínimamente consciência dos estragos criminosos provocados (sabendo bem o que faziam e fazem - não podem invocar "boas intenções"...) o FMI, o Banco Mundial e a OMC, por esse mundo fora, então, só pela sugestão/proposta de um Banco do Sul - independente do famigerado "Consenso de Washington" - já o Hugo Chavcez merece que lhe venham a fazer uma estátua de bronze nas praças centrais das capitais da América Latina.
Agora se o estilo de um presidente "apalhaçado" não ajuda nada, quem tem que decidir se ajuda ou não ajuda são os cidadãos da Venezuela. Que apreciam - ou não - o dito cujo estilo. A mim, o que me parece menos correcto é que estejamos nós agora aqui da Europa de "fino trato" a mandar palpites sobre como o Hugo Chavez devia actuar ou deixar de actuar.
Quanto à eficácia do estilo de "fino trato" (na devolução ao povo da Venezuela...), ou seja se o estilo ajuda ou não ajuda, ainda hei-de contar aqui uma estória com outro líder de um outro país do Sul.
Entretanto, no caso do Aznar não havia nenhuma guerra pessoal. O Zapatero - tal como mandou retirar (e muito bem) as tropas espanholas que tinha mandado para o Iraque - o mais que tinha a fazer era - logo que tomou posse - apresentar desculpas públicas pela "palhaçada" do Aznar em ter reconhecido os golpistas.
Quanto a destruir a tal reunião...
Os destinos de uma "Comunidade Ibero-Americana" passam mais pelo Merco-Sul do que por Madrid ou Lisboa. Pelo que
a tal reunião para pouco mais servia do que para o Rei de Espanha - que não vai à reuniões dos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia - passear a sua magestática figura por entre os antigos súbditos.
Quanto a demonstrar, (que os dislates públicos de Chavez e a tentativa de se eternizar na Presidência servem os interesses do povo venezuelano), peço desculpa mais isso só a História é que o poderá fazer. Não faço futorologia. Hoje, no presente, o mais que posso é simpatizar (ou não...) com as medidas tomadas.
Reservando de juízos de valor sobre a "forma de actuar" que os media me transmitem.
Se concordo com a classificação da Venezuela como o "Socialismo do Século XXI"?...
Não entrando em exercícios de futurologia, o mais que te posso dizer é que concordo com todas as medidas que tendam a reforçar o poder dos países e povos até aqui expoliados, ou simplesmente deixados de fora dos benefícios do progresso científico e tecnológico. E, por tabela, todas as medidas que tendam a melhorar as condições via desses países e povos, assim como - e sobretudo - a sua capacitação de intervenção cívica.
Se isso vier a ser considerado (um passo que seja...) na marcha para o Socialismo, então concordo.
Quanto ao "bolivarianismo" ser (ou não ser...) a minha "substituição" do marxismo, acho que estás numa de galhofa...
Mas mesmo assim, sempre te adianto que "resumo" (tanto quanto se pode resumir...) o "meu" marxismo à teoria do valor (em análise económica), à lei da queda tendencial da taxa de lucro (também em análise económica...) e à luta de classes como motor da História (em análise sociológica...).
Nesse contexto, entendo o "bolivarianismo" como sendo "apenas" uma tentativa de engenharia social para "dar a volta por cima" aos mecanismos de funcionamento do sistema capitalista globalizado.
Que é aquilo que temos.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Apenas um temaFernando Penim Redondo27/11/07 22:04:43


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.