VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8] ]
Subject: Exemplo de Democracia


Author:
La Jornada
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 4/12/07 12:15:51

Exemplo democrático

O caminho de uma revolução não é plano e linear, mas implica sempre a unidade das forças que a apoiam, e o seu reforço nos reveses, mesmo que momentâneos.

La Jornada (Editorial)* - 04.12.07

Ontem, numa jornada eleitoral que em termo gerais decorreu em paz e tranquilidade, e com um sistema de voto electrónico transparente e irrepreensível, os venezuelanos recusaram por estreita margem – à volta de um por cento – a proposta de reforma constitucional apresentada em Agosto passado pelo presidente Hugo Chávez. Como tudo o que se lhe refere, a sua iniciativa foi objecto de adesões ferventes e virulentas desqualificações, muitas delas alimentadas pelos Estados Unidos e pelo bloco de governos latino-americanos alinhados com Washington. O eixo da argumentação da argumentação da propaganda antichavista foi que o carácter presumivelmente autoritário e antidemocrático da actual presidência venezuelana se veria reforçado por um texto constitucional que estabelecia uma concentração de poderes ainda maior na figura do chefe de Estado. A partir destas abordagens, a oposição local moveu-se ontem de uma forma que foi para além da mera vigilância das urnas – prática legítima e necessária em qualquer votação – e que parecia apontar para a desqualificação dos resultados eleitorais, no caso de o resultado lhe ser adverso.

No entanto, e apesar de um atraso compreensível, tendo em conta o atraso no encerramento da votação, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela cumpriu cabalmente com a sua tarefa, contou os sufrágios de forma escrupulosa e pouco depois da uma da madrugada – hora de Caracas – deu a conhecer a vitória do «Não». Pouco depois, o próprio Chávez reconheceu plenamente o triunfo dos seus adversários, e apelou aos seus militantes para manterem calma e irem dormir.

Paradoxalmente, o triunfo eleitoral da oposição venezuelana é, também, uma vitória moral para o movimento que encabeça o polémico chefe de Estado: de súbito, o referendo de ontem e o seu desfecho desmentem em toda a linha aqueles que acusaram o dirigente venezuelano de antidemocrático, de autoritário e até de ditador, e obrigam a recordar a trajectória de um governo que se submeteu ao veredicto dos cidadãos em numerosas ocasiões, todas elas com elevação: para ganhar a Presidência, para aprovar a Constituição vigente, para o referendo revocatório exigido pela oposição e para ser reeleito. Ele, agora que perde uma dessas consultas e aceita sem ambiguidades um resultado eleitoral que lhe é adverso referenda atitudes e disposições inequivocamente democráticas que devem ser-lhe reconhecidas. Com o referendo de ontem desactivam-se, por acréscimo, as tendências golpistas que sempre alentaram sectores da oposição venezuelana, apoiados por posturas internacionais cavernícolas, como as que representam o actual presidente dos Estados Unidos e o ex primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar, partidários da democracia só quando esta é favorável aos seus interesses e aos seus parceiros, e instigadores de acções violentas e ilegais contra governos que não se filiam na direita neoliberal.

Além do mais, a rejeição maioritária pelos cidadãos do texto constitucional proposto por Chávez não altera o curso de uma administração que tem mais cinco anos no poder e poderá continuar a governar no respeito da actual Constituição. Assim, longe de sair debilitado pela derrota eleitoral de ontem, o chavismo sai do transe fortalecido e revestido de uma autoridade moral que os seus adversários terão que lhe reconhecer.

Finalmente, o referendo realizado ontem na Venezuela apresenta um doloroso ponto de desacordo com a falte de asseio e o turvo com que foi realizada a sucessão presidencial do ano passado no nosso país [México], em que a recusa das entidades oficiais em recontar os votos marcou a actual administração com uma impressão digital de indelével suspeita, o que provocou um deficit de legitimidade indisfarçável. À luz do sucedido naquele país sul-americano, os que no México mencionam o governante venezuelano como exemplo do politicamente indesejável e padrão do autoritarismo, daqui para a frente terão de pensar duas vezes, porque o espírito e as práticas antidemocráticas estão melhor no lado contrário.


*Editorial de o diário mexicano La Jornada de 3 de Dezembro de 2007

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Exemplo de Democracia ?!?Livra10/12/07 22:46:36


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.