VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]23456789 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 18:14:36 11/06/03 Thu
Author: Guita
Subject: Por que os vestidos dos concursos de miss estão na direção contrária da moda atual?

11:58:48 11/02/03 Sun
A pergunta tem a ver com o Brasil, mas sejamos justos: o problema existe em vários concursos de miss. Uma olhada nas preliminares do Miss U 2003 confirma isso.
Parece que há uma idéia pré-concebida de que miss é uma espécie de boneca, uma mulher irreal por natureza, resultante do delírio materno e de um certo imaginário gay. Falo daquela parte da cultura gay que pode ser até engraçada, mas é refém dos clichês e não do universo gay que gera o que há de mais vanguarda na moda, arte, design, etc.
As coisas começam a mudar aos poucos, mas no Brasil ainda mais lentamente. A contradição é que o país tem moda de qualidade, exporta uma padrão de beleza feminino atráves de suas top models, mas mesmo assim a estética dos concursos de miss aqui é, em geral, kitsch.
Nossos concursos estão muito mais próximos do Miss Brasil Gay do que da São Paulo Fashion Week. A desinformação a respeito é tão grande que, quando o produtor da São Paulo Fashion Week exerce as mesmas funções no Miss Brasil 2003, o resultado é um Miss Brasil que imita (e mal) o concurso que havia no Rio de Janeiro dos anos 60. No SPFW, Paulo Borges atua com produtor competente. No MB 2003, brincou de boneca.
Por mais que a candidata tenha informação e bom gosto ( e muitas vezes não tem) para dizer não às tentativas de lhe imporem modelos bregas, ela não consegue resistir às pressões. A cultura dos concursos de miss no Brasil vê com péssimos olhos algo mais clean, que privilegia um desenho de bom gosto e opta pelos novos tecidos.
E tem um aspecto financeiro. Um traje de noite é um investimento e, mesmo os mais modestos, podem significar muito para o bolso de uma candidata ou da sua família. Por isso, vemos tantos vestidos circulando: o vestido da Miss Goiás 2003, antes de aparecer em Goiânia, foi - salvo engano - usado num Miss Brasil Gay em Juiz de Fora e depois andou por Londres com a Miss Brasil Taisa Thonsem.
Reparem na reciclagem. O vestido de Juliana Borges no Miss U 2001 teria se transformado no traje de noite de Gisele Leite, Miss RJ, no Miss Brasil 2002. E por aí vai.
Evidente que há um mercado não só para a venda desses trajes, mas também aluguel.
Solução: sei lá... Falta educação estética e sobram clichês.
Enquanto o concurso de miss, for um certame de bonecas vivas e não um evento de beleza associado à indústria da moda, o vestido azul com o puxadinho do lado vai aparecer em incontáveis versões.
Não se trata de transformar os concursos de miss em desfile de moda. O centro de espetáculo tem que ser a miss e não o seu vestido, mas o que ela veste pode e deve refletir as tendências da moda ou usar o clássico com bom gosto.


[ Post a Reply to this Message ][Edit]

Replies:

Guita, achei a sua matéria ótima. Porém, as vezes as coisas tem que ser do jeito que são por falta de uma seriedade nos concursos de miss. Eu tenho sugerido e escolhido modelos para as misses que preparo de uma maneira super diferente. Keli Kaniak Miss PR 2002 usou um vestido super clean e Elaine Da Silva Miss PR 2003 usou um vestido com super brilho. De acordo com algumas conversas o Paulo Borges adorou o vestido. Mas eu acho que tudo depende de gosto mesmo. Valeu. Gerson (NT) -- Gerson, 19:16:21 11/02/03 Sun
GUITA: achei sua análise ótima, extremamente bem pontuada. Você disse tudo : "No SPFW, Paulo Borges atua com produtor competente. No MB 2003, brincou de boneca." A estas alturas eu me pergunto, o SPFW vai influenciar o MB; ou o MB, vai mudar o SPFW? (NT) -- LADY MARMELADE, 20:37:20 11/02/03 Sun
Também concordo contigo, Lady Marmelade! O espetáculo da noite de eleição da Miss Brasil 2003, não foi ruim, mas também não chegou a ser ótimo. Esperava-se mais de Paulo Borges, pela propaganda que se fez dele. O espetáculo deveria ter mais "vida", foi muito parado. Com muitos apresentadores, na maioria, inexpressivos. Deveria ser apenas um apresentador, mas bastante comunicativo, alegre, e uma apresentadora (a Nayla Micheriff esteve bem, poderia continuar). Os cantores, deveriam ser melhores (apenas Daniela Mercury se salvou). E cantar musicas mais alegres. (NT) -- Linor, 09:36:31 11/03/03 Mon
Quanto ao vestido da Miss Paraná 2003, era lindo, mas brilhou mais do que ela (um vestido não pode brilhar mais do que a Miss que o veste). Prefirí o da Keli Kaniak. (NT) -- Linor, 09:41:12 11/03/03 Mon
Há tempos não leio nada tão sensato (e bem escrito) nesse board. (NT) -- Mauricio, 21:12:11 11/02/03 Sun
Acho que o problema aqui é o pré-conceito errôneo que as pessoas têm do concurso aqui no Brasil. Paulo Borges confirmou isso. Os concursos precisam se mordenizar em todos os sentidos, não só no aspecto dos vestidos. Eu me repugnava ao ver as perguntas medíocres que eram feitas as candidatas no MB. Elas também não tinham nem o que responder! Só MG que desperdiçou a chance de brilhar com a melhor pergunta e deu a pior resposta. Depende muito do organizador do evento, do seu senso de modernidade e do gosto das candidatas. (NT) -- Vitor, 22:04:46 11/02/03 Sun

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.