VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]789 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 18:27:32 03/20/02 Wed
Author: Dil
Subject: Lições do escândalo do Miss Espanha: quanto mais transparência nos concursos de miss, melhor para todos.

Date Posted: 19:03:17 03/20/02 Wed

Todo este escândalo em torno do Miss Espanha ainda não foi devidamente esclarecido, mas alguns aspectos já revelados são suficientes para comprometer a imagem do concurso. Se tivesse ocorrido em países da América Latina onde os concursos são muito fortes, vários messages boards estariam repletos de discussões apaixonadas a respeito. De certa forma, o maior escândalo recente dos concursos de beleza está sendo esnobado na maioria dos messages boards.

O Miss Espanha é hoje um dos concursos mais fortes da Europa e, não por acaso, suas eleitas têm tido ótimo desempenho em concursos internacionais. A reportagem atinge frontalmente esta imagem e compromete suas candidatas em outros certames. Por enquanto, a maior prejudicada, de forma indireta, é Lorena Van Heede. A eleita Miss Espanha 2002, Vânia Millen, também fica exposta, entre outras razões por ter sido durante todo o tempo companheira de quarto da jornalista/miss Gema Garcia Marcos. Há os que encontram aí elementos para exolicar a surpreendente vitória de Vania... Até aqui, pura especulação.

A investigação sobre o concurso, usando-se uma jornalista infiltrada em diversas fases do concurso (algo que sem dúvida entra para a história do jornalismo), sendo inclusive eleita Miss Alicante, é impressionante. Primeiro, porque o EL Mundo não é um jornal qualquer. Segundo, porque o investimento na investigação foi muito alto, acompanhada de um claro interesse em comprometer o concurso. Resta ainda saber se o interesse do El Mundo é meramente jornalístico ou há outras coisas em jogo.
Terceiro, porque o estrago da imagem do concurso foi grande, mesmo com muita coisa ainda a esclarecer. E talvez estes esclarecimentos possam até piorar a situação.
De qualquer forma, tudo isso revela o quanto Miss Espanha é importante para o país. Se não o fosse, uma investigação jornalística deste porte não teria sido realizada por um jornal tão importante.

Há situações semelhantes no esporte, nos desfiles de escola de samba, no mundo da moda, na política e, claro, os concursos de miss não seriam uma exceção. Quantas vezes já discutimos aqui os fatores extra-beleza que influenciam a escolha de uma vencedora? Quantos questionaram a vitória de Denisse Quinones, a qual teria sido favorecida por todo um esquema local?
Especulações sobre estes assuntos existem e informações divulgadas com má-fé também. Verdades comprovadas, quase nunca.

Como admirador dos concursos, não tenho a menor idéia dos procedimentos que os concursos adotam no Brasil para obter resultados que, mesmo eventualmente polêmicos, sejam considerados confiáveis.
Seja como for, a palavra chave é transparência. Sendo televisionado, é preciso que as notas dos juízes não sejam secretas e sim divulgadas. Foi isso que, apesar da enorme polêmica, foram assegurados os resultados do Miss EUA 2002. O resultado pode até não ser justo, mas tem que ser legítimo ou seja, decorrente de regras e critérios claros avaliados por um júri qualificado. Julgar beleza é sempre subjetivo, mas fica mais subjetivo sem transparência ou critérios previa e claramente definidos para todos os que entram no jogo. Inclusive o público que acompanha.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.