VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 11:32:29 10/12/01 Fri
Author: Luiz Ricardo
Subject: O dia em que vaiei Vera Fischer

Date Posted: 16:53:59 10/11/01 Thu

Amigos,

Como se aproxima a realizaçao de mais um Miss SC, quero contar-lhes um "causo" acontecido comigo.
Maio de 1969. A cidade de Blumenau estava em polvorosa com a proxima eleiçao da mais bela catarinense do ano. Nosso Estado (meu, por adoçao!) vinha de boas participaçoes no Miss Brasil, ultimamente. Em 66, foramos a semifinal com Glaucia Mercy Zimmermann, Miss Itajai, e um dos rostos mais lindos que ja desfilaram no Miss Brasil. Em 67, com a exuberante blumenauense Uiara Jatay, foramos as semifinais outra vez. E em 68, a belissima Miss Joinville (Evelize Britzig), com seus cabelos castanhos escuros e olhos azuis, impressionara o juri do Maracanazinho, e novamente arrebatara para SC um lugar entre as semifinalistas!
Iamos a uma nova tentativa. O jornal "A Naçao", de Blumenau (cidade que sediaria o concurso pelo segundo ano consecutivo), publicava em suas paginas as fotos das candidatas, a medida que iam sendo escolhidas nos diversos municipios. O jornal era pequeno, e as impressoras de qualidade sofrivel, mas a gente vibrava ao ver cada foto!
25 de maio. Dia do concurso. As candidatas estavam hospedadas no Grande Hotel, na esquina da Rua XV com a Alameda. O mais "chic" da cidade. A movimentaçao era intensa.
Nos meus 15 anos, estava empolgadissimo, pois, pela primeira vez iria assistir pessoalmente um concurso. Antes, so pela televisao.
Olhando as fotos do jornal, tentava "adivinhar" como seria cada candidata. E fazia meus pre julgamentos. Quatro misses destacavam-se, a meu ver. Tres louras (Criciuma, Tubarao e Blumenau) e uma morena: Itajai.
O pavilhao da FAMOSC, no bairro da Velha, ficou literalmente abarrotado de gente! Mesas, cadeiras simples, arquibancadas... era um oceano so de gente disposta a torcer por suas candidatas.
Umas 20 misses apresentaram-se, inicialmente em vestido de noite. Minhas quatro preferidas sairam-se muito bem. A Miss Criciuma tinha um rosto de anjo. Que lindeza! Pena que fosse um pouco "chatolinha", perdendo pontos preciosos por sua pouca estatura.
A Miss Blumenau, Vera Fischer, nao foi muito feliz na escolha do vestido: azul escuro com umas bolas prateadas. E seu cabelo muito curto nao ajudava. Miss Tubarao estava perfeita. E arrebatou a plateia!
No desfile de maio, Blumenau cresceu, mas Tubarao continuou rainha absoluta, a meu ver. Itajai e Criciuma correndo bem perto.
Chamam as cinco finalistas. As minhas quatro estao la! A morena de Itajai, num maio branco que destacava muito a sua beleza. Cada uma delas faz uma pequena saudaçao ao publico. Tubarao e Blumenau destacam-se.
A essa altura, tenho por certo que Itajai e Criciuma disputarao acirradamente o terceiro lugar, Blumenau sera a segunda, e Tubarao a nova Miss SC.
Itajai fica em terceiro...e, para meu espanto, Tubarao perde para Blumenau! Indignado, subo em minha cadeira e, enquanto Vera Fischer desfila com o manto, cetro, faixa e coroa, faço coro com outras pessoas numa sonora vaia. (Houve muita gente que aplaudiu, e verdade. Mas houve tambem quem vaiasse!).
Saio dali decepcionado.
Dias depois, uma foto publicada na revista O Cruzeiro começa a mudar minha opiniao sobre Vera. E, quando ela e eleita Miss Brasil, com "novos" cabelos (aplique), e tendo desfilado no Rio com um belissimo vestido na cor champagne, ja estou completamente convencido de sua extrema beleza. Vibro com a sua vitoria!
Alguns meses mais tarde, passando pela Alameda, em frente aos jardins da casa da "frau" Peiter (um dos mais lindos da cidade, a epoca), sou tomado de surpresa! La esta ela! A Miss Brasil em carne e ossos! Vestida em seu traje vermelho de camponesa, com o qual desfilara no Maracanazinho e em Miami! Suave, serena, posava para algumas fotos. Estavam ali o colunista social da cidade e o fotografo, apenas. Fiquei parado por um instante a frente do jardim, contemplando bem de pertinho a beleza de Vera Fischer. Foi um momento magico. Senti uma vontade doida de dizer mil coisas. Mas, inibido, calei-me, ate com medo de que alguem me mandasse embora dali. Afinal, eu era um molecote, indigno de estar na presença de uma rainha! E, por isso mesmo, fui me afastando, como que anestesiado. Em minha mente, so uma ergunta: como e que tive coragem de vaia-la?
Nunca mais a vi pessoalmente. Mas guardo no coraçao toda a beleza daquele momento. E uma grande magoa contra mim mesmo, por minha insensatez! Perdao, Vera!

Um abraço a todos voces!

Em tempo: a Miss Tubarao, muito bela tambem, foi Embaixatriz do Turismo do Brasil, algum tempo depois.

[ Post a Reply to This Message ]

Replies:
Luiz Ricardo, belo depoimento. Isto mostra também como conceitos podem ser relativos e revistos com o tempo, especialmente quando se trata de beleza. Um abraço (NT) -- Dil, 17:27:57 10/11/01 Thu
Acho Vera uma ótima atriz, mas, particularmente, não a admiro como Miss Brasil e como personalidade! Uma estrela que trata mal a si mesma, aos seus fãs, ao público em geral, aos seus servicais e aos cidadãos comuns não pode ser lá um bom exemplo de nada! A beleza é relativo e não pode ser usada para colocar uma pessoa acima do bem e do mal, como ocorre com ela. A propósito: No ano passado, quando retornava a Copenhague, dei de cara com ela no aeroporto e não a achei grandes coisas. Ela estava junto com Floriano Peixoto (seu namorado, na época) e Ítalo Rossi, pois embarcariam para o nordeste, gracas a turnê da peca "Gata em teto de zinco quente", estrelada por ela. A minha afilhada teimou em pedir um autógrafo a ela. A princípio, relutei, pois sabemos o temperamento instável da "fera". Porém, para minha surpresa, ela foi gentil e não se negou a concedê-lo. -- Jander, 19:17:55 10/11/01 Thu
A Vera Fischer, queiram ou não, é um ícone. Quem conhece um pouco da trajetória da Vera sabe o quanto ela foi manipulada, o quanto sofreu. Sair de Blumenau, cidade tipicamente alemã e com uma sociedade fechada e "moralista", perder o único irmão, o pai e ser Miss Brasil em 1969, já dá pra entender a loucura. O importante é que os anos passaram e ela está cada vez mais bonita, mais inteira, tranqüila e segura. Boa ou má, Vera Fischer é uma estrela, uma rainha. Abraços! (NT) -- TB, 19:48:11 10/11/01 Thu
Tarcísio, que ótimo você ter contado isso! Não sabia dessa história quanto ao pai e ao irmão de Vera! Um abraco, (NT) -- Jander, 03:44:28 10/12/01 Fri
Luiz Ricardo, meu conterrâneo de coração, obrigado pelo belo texto. Abraço! (NT) -- TB, 19:52:05 10/11/01 Thu

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.