VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 13:55:27 09/08/01 Sat
Author: MBMB
Subject: ESPECIAL JUNHO/JULHO I - PATRICIA LACERDA COM O DIABO NO CORPO!

Author:
EQUIPE MBMB

Date Posted: 03:34:06 06/26/01 Tue

Quem acompanha os concursos desde antes 1987, talvez nunca vá esquecer a vibração que junho e julho tinham – afinal, eram os meses das misses! Do inicio de junho quando eram feitas as seleções estaduais; depois o Miss Brasil, tudo culminava em julho com o Miss Universo. Quando a paixão dos brasileiros ainda era carnaval, futebol e misses; o Miss Brasil fazia um contraponto com o reinado de Momo no calendário. Só perdia páginas nas revistas caso coincidisse com um ano de Copa do Mundo.
Independente de quando os concursos entraram nas nossas vidas, chegamos, este ano, ao jubileu do Miss Universo. Assim, aproveitando este Golden Anniversary, o MBMB vai relembrar, a partir de hoje, o tempo em que junho e julho eram os meses dourados das misses.
Esta viagem no tempo inicia em uma data muito especial, pois hoje faz exatamente 47 anos que Martha Rocha conquistou o título de Miss Brasil e a (his)estória que vem depois todos conhecem. Entretanto, não só os olhos azuis de Martha Rocha ou as duas polegadas a mais nos quadris foram o que despertaram à atenção para o assunto naquele tempo.


Comentava-se na época o pouco interesse que o Miss Brasil despertou; apenas seis candidatas se apresentaram para a final – realizada praticamente a portas fechadas no Hotel Quitandinha em 26/06/1954. Além da belíssima baiana, lá estiveram: Baby Lomani (São Paulo); Dorama Cury Nasser (Goiás); Ligia Beatriz Carotenuto(R.G. do Sul); Zaida Saldanha (Estado do Rio); e, Patrícia Lacerda (Miss Distrito Federal).

A baiana Marta Rocha (centro), Baby Lomani (esquerda), Miss São Paulo 1954, e Margarida Frussa, Miss São Paulo 1950, em encontro durante a primeira visita da Miss Brasil 1954 a São Paulo.

Pois se alguém se impressionou com as declarações de Eva Ekvall ou Olenka Miroslava depois do MU, saiba que estas duas são fichinha perto do estardalhaço que Patrícia Lacerda fez após o resultado.

O concurso, patrocinado pela empresa Universal-Internacionmal e, com a colaboração de dois importantes matutinos do Rio e São Paulo, previa em seus estatutos que as candidatas deveriam (a) contar com mais de 18 anos, (b) ter menos de vinte e oito anos, (c) ter no mínimo um metro e sessenta de altura, (d) ser brasileira nata, (e) possuir no mínimo curso secundário, (f) ter o estado civil de solteira e conduta moral ilibada.

Ana Maria Lacerda – pseudônimo Patrícia ou Pat na intimidade -, tinha todos estes atributos: carioca nata, 18 anos, um metro e setenta e três de altura, sessenta e dois quilos, olhos castanhos, cabelos castanhos-vermelhos, artista do cinema nacional (apareceu no filme Com o Diabo no Corpo). Além disso, neta do escritor Coelho Neto, já havia sido escolhida uma das “Elegantes Bangu”.


E como sempre a fantasia imita a realidade, Patrícia literalmente ficou “com o diabo no corpo”, uma vez proferida a sentença do júri que entre outros incluía o poeta Manoel Bandeira, o pintor Santa Rosa e os escritores Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos. Alardeando a marmelada, Patrícia justificou a má vontade do júri – denominado de boçalíssimo - por ser neta de Coelho Neto (o júri era modernista)! Não se limitou a dizer que o vestido apresentado por Martha Rocha era horroroso e parecia traje de anjinho de procissão. Um pouco antes do tiroteio da Rua Toneleiros; Patrícia Lacerda – injustamente - mandou bala na baiana: “não tem classe, não sabe usar um vestido, não sabe falar, não sabe andar, não sabia nem onde fica Long Beach, tem pernas finas e tortas, tem muito ventre e é deselegante”.

Mas estamos em 1954 e graças a Deus, nem só de Doris Day o mundo vive. Se não fossem estas Joan Crowford na pele de A Malvada, tudo seria muito chato. E, o quiprocó instalado por La Lacerda, ganhou os jornais e as revistas. No Brasil, onde se adorava dividir as opiniões – Emilinha e Marlene que o digam – logo, toda aquela gente que nem ligara para o concurso colocou-se num dos dois grandes blocos; pró-Marta Rocha, a vencedora; pró-Patrícia Lacerda, a vencida ofendida.

Coisa que durou pouco, pois outro modernista, o poeta Menotti Del Piicchia, pôs os pingos nos “Is” logo após conhecer Martha Rocha. Escreveu uma saborosa crônica num dos jornais de São Paulo cantando sua beleza e acaba dizendo que se o Brasil perdeu a Copa do Mundo com onze homens, está certo de que não perderá em Long Beach, pois Marta vale por um time inteiro. Quase acertou e por muito pouco o mundo não soube o que a baiana tem.

E quem pensa que o sucesso de Marta calou a vilã Patrícia, está muito enganado. Em 1956, perguntada sobre o que achou da escolha de Maria José Cardoso, fuzilou de novo: “tem rosto de Maria e pernas de José”. Ela era mesmo de faca na bota!

Parabéns Martha, você entrou no coração de todos os brasileiros. Obrigado Patrícia por fazer o ano de 1954 - tão triste no mês de agosto – muito mais engraçado em junho.

ORG. : BETO

FONTES : Revista O Cruzeiro & Revista do Globo

Replies:
QUE GRAÇA DE TEXTO! PARABÉNS A EQUIPE MBMB!! -- SANDRA, 10:10:00 06/26/01 Tue
Gente, ADOREI! Tive um ataque de riso agora de manhã com esta estória da Patrícia Lacerda!. Frase da minha mãe: "só mesmo esta coisa de Internet para lembrarem da Patrícia Lacerda" ! Valeu! (NT) -- Carlos, 11:24:03 06/26/01 Tue
Re: ESPECIAL JUNHO/JULHO I - PATRICIA LACERDA COM O DIABO NO CORPO! -- marceloC, 13:02:55 06/26/01 Tue
FANTASTICO,ALBERTO !!! PARABÉNS .UM TEXTO MASTERPIECING PARA O ANO DE 2001 ! MUITO PERTINENTE ESTA GOSTOSA LEMBRANCAS DOS TRADICIONAIS MESES DE JUNHO E JULHO ! GTRACAS AO EMPENHO DESTA EQUIPE, EH QUE ESTE SE FAZ O MELHOR MESSAGE BOARD SOBRE MISSES DO MUNDO ! -- JOAO RICARDO, 16:46:26 06/26/01 Tue
A unica coisa que eu acho íncrivel:Como mudou o padrão de beleza em 46 anos. Hoje existem fotos de bikini em poses sensuais. Imaginem senhores missólogos, como será daqui a alguns anos!!! -- Eduardo Gudião, 17:13:59 07/03/01 Tue

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.