VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:13:16 09/08/01 Sat
Author: MBMB
Subject: CRÍTICAS SEM EMBASAMENTO DENOTAM HIPOCRISIA E IGNORÂNCIA...

Author:
Fábio Castelan

Date Posted: 11:37:42 08/08/01 Wed

Caros,

É inerente ao ser humano ter apego as suas origens, sentido amplo. Afinal, nascemos em crescemos em determinado lugar e acabamos adquirindo, absorvendo, desse meio, todas as informações que nos moldam, identificam, personificam etc. Assim, é salutar o apego as origens, porém devemos ter sempre consciência de que fazemos parte de um grande planeta, diversificado em culturas, história, cores, tradições etc. Não fugindo a regra, tenho grande orgulho e paixão por Santa Catarina, bem como pelo Brasil. Mas sempre procuro saber mais sobre os estados, Brasil e mundo (dados históricos, étnicos, geográficos, econômicos etc.). Problemas, defeitos, belezas, peculiaridades, história etc., todos possuem.
Por que estou falando sobre isso??
Tenho notado, por diversas vezes, que muitos daqueles que "navegam" por aqui, muitas vezes, levados pela paixão cega ou pela falta de informações, criticam regiões e estados, sem o mínimo conhecimento de causa. Exemplo disso foi em relação ao Concurso de Miss Negra no Rio Grande do Sul.
Segundo dados do IBGE, nos estados do sul, o percentual de população branca é de mais de 95% da totalidade. SC, por exemplo, possui 98% (quem dera tivéssemos um bela miss negra para nos representar). Já na maioria dos outros estados o percentual decresce e se inverte. Assim, pergunto: Quantas misses negras representaram estados de outras regiões, principalmente do nordeste, de maioria negra e parda? Especificamente, dos estados da BA/PE/SE. Deise Nunes, única Miss Brasil negra, nasceu e representou qual estado?
É óbvio que discriminações, de todas as ordens, infelizmente, ainda existem e devem ser repelidas. Só acho que antes de apontá-las devemos colocar a mão na consciência e com conhecimento de causa, emitirmos qualquer opinião a respeito. Caso contrário tudo fica "parecendo" hipocrisia e denota ignorância.

Abraços!

Fábio

Obs.: texto não revisado.

Replies:
Concordo com nosso amigo.... Acho que eleger a melhor negra não é racismo não! Não tem a melhor nikkei? Miss Italia del mondo? Acho errado quando preterem uma moça num concurso de beleza por quaisquer razões! Deise Nunes foi muito atacada quando ganhou o Rainha das Piscinas do RGS que era um concurso da burguesia gaúcha. Mas foi lá e venceu! Deu um tapa na cara de todos quando levou o Miss Brasil e foi a 6ta mais bela do Mundo. Uma pena que só tenhamos uma Miss Brasil negra e logo do RGS. E a Bahia que é decantada por sua negritude? Só vemos loiras representando a Paraíba, Sergipe, Piaui ou Maranhão! Interessante também é a presença de misses negras representando os Eua (1990, 1993, 1995, 2000), Canada (1989), França (1993, 2000), Grã Bretanha (1996), Finlândia (1996), Suécia (1999 w), Italia (1997), Alemanha (1993), Austria (1993). -- Arthur, 12:04:38 08/08/01 Wed
Sem ter medo de verdades: no Brasil todo existem negros, mestiços, mulatos, pardos, etc., etc. Nos estados do sul, mormente no RS, há cerca de 90% de brancos e cerca de 10% de negros. Brancos e negros, separadamente. Não há mulatos, não há mestiços, como em outras regiões. Maior prova de racismo do que a falta de entrosamento marital entre as raças? Não se há negar: todo o Brasil sabe que o sul é tremendamente racista! -- Júlio César, 20:27:00 08/08/01 Wed (
Lamento, mas a sua insistência em afirmar isto sem nenhuma base científica gera outro tipo de preconceito racista. De onde saíram estas estatísticas? O que é "entrosamento marital "? A NEGRITUDE de grande parte da populaçao brasileira não é fruto de doces estórias de amor, mas da violência sexual do homem branco sobre a mulher negra. Depois que isto virou crime, a cultura continuou a mesma e em qualquer parte do Brasil. (NT) -- Carlos, 01:39:58 08/09/01 Thu
Meu caro, você se engana. Posso dizer isso porque conheço TODAS as capitais brasileiras. A gente vê, no Brasil inteiro, casais de louras e mulatos, de negras e brancos, em namoro ou mesmo em casamentos felizes. Mas no sul isso não se vê, não mesmo! Qual é a sua dificuldade de render-se à verdade? Pensar que o mulato brasileiro ainda é resultado de violência sexual é um pensamento ainda mais racista de sua parte. Ou será porque você está acostumado com esses acontecimento aí no sul? -- Júlio, 23:18:04 08/09/01 Thu

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.