VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:30:37 09/08/01 Sat
Author: MBMB
Subject: BELA? SÓ SE FOR LOURA, TURBINADA E SILICONADA

Author:
MBMB
Date Posted: 20:34:54 08/11/01 Sat

Elisabeth Orsini

Por que as mulheres morenas, cheinhas e de cabelos crespos tornaram-se louras, turbinadas e siliconadas? É para responder a esta pergunta que a historiadora Mary Del Priore acaba de lançar, pela editora Senac, o livro “Corpo a corpo com a mulher”.

— A despeito das várias conquistas femininas, a mulher atual está submetida a um inimigo que ela não vê o rosto e não sabe como combater: a tríade juventude, beleza e saúde bombardeada pela mídia.



Para contar a história das transformações desse corpo feminino, Mary vai até o começo no século XVI, com a carta de Caminha mostrando os portugueses deslumbrados com as índias formosas e carnudas, e com os chamados segredos de beleza publicados principalmente na Itália.

Para Mary, a partir da proclamação da República, a elite brasileira quis embranquecer.

— O branqueamento era um projeto da República, daí a importação dos imigrantes, a valorização dos imigrantes alemães. Nessa época é introduzido também o esporte feminino e as grandes esportistas são não por acaso todas alemães e suecas.

Nos anos 70, chegam ao Brasil a boneca Barbie e os aparelhos de malhação.


— Hoje em dia para ser bonita você tem de ser turbinada, malhada e, de preferência, loura — diz.

Mary afirma que estamos construindo um corpo de classe:

— Só as pessoas que têm dinheiro podem ter acesso a esse corpo turbinado e a esse cabelo louro. O que será feito com grande parte de nossas meninas que são mulatas ou negras e que jamais serão parecidas com a Barbie, mas que almejam isso porque estão vendo essas figuras o tempo todo na mídia? — pergunta. — A mulher brasileira nunca foi tão escrava quanto é hoje. Ela precisa investir na sua educação porque de outra maneira vai continuar escravizada aos seus 20 anos e ao seu bumbum duro.


http://oglobo.globo.com/

Replies:
Gostaria de saber quem foi que classificou Danielle Winitts como padrão de beleza. Só mesmo sendo ruim da cabeca para achar que essa mulher é linda!!! -- Jander, 08:05:32 08/12/01 Sun
Muito interessante esta matéria. Adoro as louras, mas o padrão barbie blonde com pitadas de silicone tapuia só serve para excluir ainda mais outros tipos de beleza da mulher brasileira. Aliás, quase sempre o Brasil teve pouco sucesso com loiras em concursos internacionais. Marta Rocha é a exceção... (NT) -- Carlos, 13:45:44 08/12/01 Sun

Aliás, mesmo nos concursos internacionais as loiras não têm feito muito sucesso nos últimos anos. E outra coisa, ser loira e ter "cérebro de ervilha" não dá pé. Isso serve para todas. Foi maravilhoso ver uma mulher linda e inteligente como Michella Marchi representando o Brasil no MU. Foi de dar orgulho. Beleza é fundamental, mas um pouco mais de "brain" não faz mal... -- Sandra, 09:18:19 08/13/01 Mon
Sandra, concordo plenamente com você. Não entendo porque o Brasil, um país de misturados adota um padrão escandinavo de beleza, longe da realidade de muita gente! Veja, por exemplo, a nossa tevê, onde as "lôrras burras oxigenadas" se destacam, com os seus "I's" de "iscola"! Não sei onde Adriane Galisteu e Carla Perez, por exemplo, são lindas (???)... Só mesmo no Brasil!!! Por aqui, não passariam de simples operárias. Aliás, vejo, diariamente, lindíssimas operárias escandinavas, longe das passarelas e dos holofotes, que não ganham nem a metade do salário dessas oportunistas de plantão que foram classificadas de belas não sei por quem. -- Jander, 17:47:30 08/13/01 Mon

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.