VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]
Subject: Cálculo Estrutural


Author:
Wilson
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16:41:21 07/26/06 Wed
In reply to: Edmundo Pina 's message, "Sector da Construção Civil" on 22:15:21 01/20/03 Mon


ECONOMIA NA OBRA COMEÇA PELO CÁLCULO ESTRUTRURAL BEM ELABORADO.

A cada novo dia os consumidores brasileiros, independentemente das suas condições sócio-econômicas, tornam-se mais exigentes quanto à qualidade dos produtos e serviços a serem adquiridos, procurando sempre analisar a relação custo/benefício na hora da compra ou contratação. Essa análise tende a ser mais rigorosa, quanto maior o valor do bem a ser adquirido, exigindo dos profissionais prestadores de serviços atualização constante para obter formas de maximizar a qualidade e segurança e minimizar o custo.

Em se tratando de engenharia de estruturas, pode soar um pouco contraditório falar em aumento de segurança e qualidade e ao mesmo tempo em diminuição de custo, porém assim como é exeqüível em qualquer produto industrializado globalizado, isso está se tornando possível graças aos incessantes estudos e pesquisas desenvolvidas por laboratórios, universidades e profissionais da área.

Após a entrada em vigor em 2003 da revisão da antiga norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conhecida como NB-1/78, hoje NBR6118 referente ao Projeto de Estruturas de Concreto, os estudos e análises concernentes à durabilidade e segurança global da estrutura de uma edificação se tornaram primordiais e indispensáveis, o que tem motivado muitos engenheiros calculistas conservadores a deixar de lado os velhos paradigmas.

Era comum ouvirmos falar que “As ferragens de tal estrutura estavam muito exageradas”, porém nunca se ouvia falar que: “O concreto de tal estrutura estava muito exagerado”. Se o aço de um elemento estrutural de concreto armado é solicitado ao máximo e o concreto subutilizado ou se o concreto é solicitado ao máximo e o aço subutilizado, em ambos os casos resultam em uma estrutura anti-econômica. Uma estrutura econômica e qualitativamente ideal de concreto armado é aquela em que existe a colaboração proporcionalmente eqüitativa entre o concreto e o aço.

Para se conseguir um elemento estrutural com dimensionamento ideal tanto no aspecto econômico como de segurança é necessário uma análise e tratamento do principal parâmetro conhecido pelos engenheiros calculistas como “kx”. Esse parâmetro é o que define as tensões de compressão no concreto e tração no aço, ou seja, é o parâmetro que impõe o trabalho que cada elemento que compõe o concreto armado deva exercer.

Já há muitas décadas atrás, o professor da Escola Politécnica da USP Dr. Lauro Modesto dos Santos elaborou um estudo demonstrando o valor de “kx” ideal considerando-se o custo do concreto e do aço. Baseado na teoria do professor Lauro, elaboramos uma planilha em EXCEL que com os dados e custos do concreto e do aço, pode-se obter além do “kx” ideal, a relação mais econômica entre o concreto e aço, conhecido pelos engenheiros como taxa de armadura.

Tendo em vista que atualmente o custo do aço CA50 é aproximadamente R$2,50/kg e o do concreto 25, aproximadamente R$150,00/m3, não é difícil concluir que qualquer componente, seja aço ou concreto, que esteja sendo subutilizado, além de provocar sobrecargas inúteis à estrutura aumentam significativamente o custo final de uma construção.

Em tempo de globalização, não basta apenas calcular estruturas, nós engenheiros calculistas temos que ter o compromisso de calcular estruturas sempre o mais seguro e mais economico possível.

Para certificar-se de que o concreto e aço de sua obra estão economicamente dimensionados solicite a planilha. Poderei enviar gratuitamente através do email indicado.
wilsonyama@yahoo.com.br

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
planilhaWilliams19:44:24 10/16/07 Tue


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.