VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]
Subject: Dante


Author:
Fernando C. Silva
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 01:27:57 01/15/03 Wed
In reply to: Dante 's message, "Fatídica e definitivamente o testamento de J.R.B." on 14:57:06 01/13/03 Mon

Não sou são-brasense mas tenho lido atentamente o que se tem escrito sobre o “Testamento Político” (PT). Há posições antagónicas e também algum palavreado que fala mais ao coração do que à razão. Lamento também a falta de educação de alguns “foristas”.
1. Quem tem conhecimento do texto, como Maria do Ó, (alguns indícios indicam que já leu o TP diversas vezes, que domina o conteúdo e tem “conhecimento de causa”), alega que não se encontra em condições de publicação tal como se encontra actualmente. Tem as suas razões e é uma opinião como tantas outras e que merece respeito embora se possa discordar. Não me parece que seja uma atitude puramente obscurantista ou leviana a sua posição. Talvez haja a intenção de salvaguardar o autor. (Publicar o texto como está seria rebaixá-lo).
Mas há também processos de actualizar o texto sem morder no pensamento do autor, embora a tarefa seja árdua e de difícil consenso. (Os erros formais são fáceis (?) de uma actualização mas os outros...). Um dos processos que se pode utilizar é publicar o fac-símile numa página e, na seguinte, o texto actualizado para que o leitor possa comparar. Parece que seria o processo mais normal e que sempre se utilizou na publicação dos documentos antigos. Segundo aquilo que eu percebi (salvo melhor opinião) e se pode deduzir, pois está implícito no texto de Maria do Ó, a doutora não concorda com este processo. Ficávamos a conhecer os demasiados erros do original que denotam falta de cultura geral. Não enaltece o autor como alguém já afirmou.
A publicação de uma redacção actualizada, por outro lado, deveria ter, segundo aquilo que eu conheço, inúmeras notas sobretudo quando há erros de cópia e de transcrição (são inventariados sete tipos de erros) e quando os “resumos” denotam deficiente compreensão do texto original. (É possível, em alguns casos, saber-se a fonte consultada). Mas só uma equipa diversificada em várias áreas o poderá fazer cabalmente. Porém, também este processo não é consensual. A nova redacção esconde a “ingenuidade” do original. O texto ficaria “abonecado” (passe a palavra), com um ar de erudição que não consta no original. Seria um texto escrito por um intelectual e não corresponderia à verdade.
Perante esta situação, não é de ânimo leve que se pode tomar uma decisão. É preciso ponderação. Há com certeza outra saída.
Por hoje não me adianto mais porque o texto já está demasiado comprido. Fico à espera de opiniões, alvitres (soluções) do FORUM.

2. De modo antagónico, há quem apoie a sua publicação com grande veemência, ardor e de modo incondicional. Pelo que eu me apercebi, os apoiantes não têm conhecimento do texto e não podem fazer um juízo de valor. E é pena. Assim, o diálogo não fica no mesmo comprimento de onda. É natural que espevitem a curiosidade. Apoio os apoiantes (passe o pleonasmo). Mas falta ainda um apoiante que tenha lido o TP para que o diálogo espevite mais.

3. A minha opinião, como já vai alta a noite, fica para um novo dia.

NB
1. Para os que não têm acesso ao TP, o texto pretende ser uma “satisfação” (palavra utilizada pelo autor), um esclarecimento aos filhos (e a alguns amigos) acerca da sua atribulada vida e uma justificação de certas atitudes (radicais) que tomou ao longo da vida. Segundo a minha análise, apesar de certas hipérboles de estilo, não contou mentira mas não disse a verdade toda aos filhos.
2. Ninguém me encomendou o sermão nem sou advogado de defesa de ninguém, mas parece-me que o meu amigo não sabe muito bem o que se entende por “jornais de supermercado” (expressão técnica usada em jornalismo). Apropriando-me, sem autorização, do “jeito” de Maria do Ó, consulte o investigador americano David Paletz. Clik.
Fernando Contreiras da Silva

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O Dante é infernalBruno Correia09:29:33 01/18/03 Sat


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.