VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Re: A Renovação Comunista por J.N.F.


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 23:33:53 05/25/03 Sun
In reply to: pjnevess 's message, "Renovacao comunista por Jorge Nascimento Fernandes" on 23:33:12 04/10/03 Thu

A RENOVAÇÃO COMUNISTA POR J.N.F.


Caros amigos do fórum, por razões de saúde, tive que me ausentar durante mês e meio deste fórum, quando me senti melhor, por qualquer motivo psicológico desconhecido, não desejei de voltar a ele. O Fernando Redondo avisou-me, no entanto, que tinha sido interpelado numa intervenção de PJNevess a propósito de um texto meu que estava incluído no site da Renovação Comunista, apesar do autor não indicar de onde o retirou.
Esclareçamos o assunto. No início der Maio de 2002, quando a crise do PCP estava no auge, senti necessidade de elaborar um texto, como muito outros camaradas o fizeram (inclusive o Avante por essa época abriu a s suas páginas a algum debate), sobre a necessidade de renovação do PCP, que mereceu o título "Algumas reflexões sobre a necessidade de renovação do PCP". Nessa altura, Domingos Abrantes (DA) escreveu um artigo no Avante que é por mim criticado nos termos em que o fiz. Estávamos a quente, na dureza do debate. Esse meu artigo, por razões diversas não foi publicado em parte nenhuma e o Fernando Redondo, com a sua proverbial abertura à discussão, teve muito gosto em inseri-lo neste fórum na rubrica Textos/Documentos, com a data de Junho de 2002. Portanto já há muito tempo que os nossos amigos de Fórum poderiam ter acesso a ele. Quando apareceu o site da "Renovação Comunista" enviei aquele texto como contribuição para o debate que se estava a travar em relação ao "Manifesto da Renovação Comunista", aí o texto passou a denominar-se "Algumas reflexões sobre a necessidade de renovação do movimento comunista", tendo sido alterada a expressão "o nosso partido" por o "PCP" e já não era afirmado que o artigo do Domingos Abrantes tinha sido publicado recentemente mas sim "há tempos".
Todo este longo e maçador intróito tem unicamente a finalidade de esclarecer a origem do texto, as circunstâncias em que o escrevi e o contexto em que se insere.
Quanto propriamente à substância da crítica feita parece-me que o seu autor não percebe o que eu digo. Ao fazer referência ao artigo do DA, que na época estava muito vivo em todos aqueles que tiveram oportunidade de o ler no Avante (hoje provavelmente já ninguém se lembra dele), queria simplesmente relacionar um tipo de escrita e de pensamento, que desgraçadamente ainda se mantém no Partido e que é encabeçado por DA, mas não só, e a escrita estalinista no seu maior apogeu, reflectida naquelas afirmações de 1948. Queria provar pois que a renovação não se tinha verificado entre nós, continuávamos agarrados a um marxismo-leninismo que correspondeu ao tempo em que a maioria dos dirigentes, que ainda directa ou indirectamente influenciam o Partido, se formou.
Quanto à colagem do PCP à URSS, só por juventude ou ignorância é que se pode fazer tábua rasa da defesa acrítica que o Partido sempre fez em relação ao que foi as voltas e reviravoltas da política soviética. Penso que, agora que a URSS desapareceu, isso é já um dado histórico, que não merecerá contestação. No entanto, parece que isso ressurge quando menos se espera, com afirmações como a de que a Coreia do Norte poderá ser um país democrático.
Em relação ao desaparecimento da URSS, por muito que isso nos custe é um dado adquirido, não é possível voltar atrás. O avanço do imperialismo também é incontestável, mas a sua análise fica para outro artigo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: A Renovação Comunista por J.N.F.pjnevess12:03:15 05/26/03 Mon


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.