VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 11:41:46 08/15/03 Fri
Author: Maura
Subject: Re: RELAÇÕES DE PODER
In reply to: Sandra C. Gardellari 's message, "RELAÇÕES DE PODER" on 06:13:07 08/15/03 Fri


Olá Sandra e colegas,
Quero destacar este trecho de sua mensagem para fazer um comentário: "...critica, ofende e não dá condições de ser ofendido ou criticado, pois, o interlocutor não sentiu o efeito de sentido da metáfora que poderá ser para ofendê-lo ou mesmo neutralizar suas forças em determinada relação
de poder".
Li o texto abaixo na Internet antes de ler sua mensagem e acho que ele pode exemplificar seu comentários. O que você acha?
O texto é "Sou Negão!"
Pode fazer uma busca nas festas das melhores danceterias para constatar que o ritmo que esta pegando agora é a black music. Quem é que não gosta do swing da musica black?
Mas pensando bem, as pessoas que adoram esse tipo de musica - seja a black em todas as suas vertentes, como rap, hip hop, soul, funk até o blues - são as mesmas pessoas que têm preconceito contra os negros.
Segundo os estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática), pouco mais de 50% da população brasileira é negra. Teoricamente esse número garantiria uma vida pelo menos no mesmo nível da população de cor branca, mas isso não é verdade. A população negra ainda busca melhores condições sociais e tudo isso é vinculado ao forte preconceito existente, mas que no Brasil é bem camuflado.
O DJ e produtor Murphy acredita que preconceito é uma questão de auto estima. "Insegurança é o fator determinante... Se o cara é inseguro é pior ainda, aí ele vai achar que sofre discriminação", conta. "Antes a gente via os Djs negros só tocando nas baladas black...Hoje os Djs negros fazem o maior sucesso pelo mundo e em outros estilos. O Dj Marky é um exemplo disso", completa Murphy.
E assim também pensa o camelô Edílson dos Santos: "A pessoa fala: Aí negão! Se eu achar ruim, estarei tendo racista comigo mesmo", deixando claro que ele acha que só existe racismo se a pessoa quiser.
Portanto, pense duas vezes quando você disser que simplesmente a-ma essa musica quando "I Feel Good" toca no meio da balada e do lado de fora da danceteria vira o nariz para um(a) negro(a). Preconceito é feio e as pessoas reparam!!"
Ao confrontar com a hipótese de alguém chamar um DJ de Brancão, a discriminação fica mais evidente.
Um abraço,
Maura

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.