VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]5678 ]
Subject: Pc e PSD tentam acordo


Author:
Público
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17:47:23 09/20/03 Sat

PSD e PCP Tentam Acordo nas Eleições para Região de Turismo de Beja
Por CARLOS DIAS
Sábado, 20 de Setembro de 2003

Uma aliança entre o PCP e o PSD está a ser ponderada em Beja com vista à escolha do próximo presidente da Região de Turismo Planície Dourada, de que fazem parte 13 municípios do distrito de Beja, e mais outras 12 instituições públicas e privadas. As eleições, que estão marcadas para o final do mês, foram provocadas pela saída do actual presidente, António Parrinha.

O anúncio da vacatura do lugar suscitou desde logo as movimentações dos três maiores partidos da região, PS, CDU e PSD, no sentido de assegurar a gestão daquele organismo. Os comunistas, que mantiveram até ao presente figuras da sua área de influência na presidência da Planície Dourada, revelaram de imediato interesse em escolher como principal interlocutor o PSD, com quem poderiam formar uma maioria de votos. A correlação das forças partidárias no distrito de Beja apresenta o PS com maioria em seis municípios, a CDU em cinco e o PSD em dois.

No seio do PSD, a proposta de " aliança" avançada pela CDU - que indicou como candidato o vereador comunista da Câmara de Mértola, Jorge Revez - gerou controvérsia na comissão política distrital. Segundo adiantou um dirigente social-democrata, alguns elementos deste órgão mostraram desagrado "em dar cavalaria aos comunistas". Mas a maioria da comissão política do PSD verá com bons olhos um acordo com os comunistas para tirar espaço de manobra aos socialistas.

O presidente da distrital laranja de Beja, José Luís Figueira, desmentiu a existência de divisões no seu partido, mas frisou que os social-democratas " não têm interesse em ser muleta da CDU em troco de nada". Para discutir esta questão, a comissão política, que reuniu no início desta semana, aprovou um encontro com dirigentes do PCP para discutir a candidatura de Jorge Revez. No caso de não ser possível um novo acordo, Luís Figueira admite como possível " uma aproximação ao PS".

Mas o responsável social-democrata chega a admitir a possibilidade de " nem haver eleições" porque, isoladamente, nenhuma das forças políticas está em condições de arranjar os nove proponentes necessários para a validação de uma lista, que tem de ser apresentada até à próxima quarta feira.

Pita Ameixa, presidente da Federação Socialista do Baixo Alentejo, confirmou que "têm existido contactos com o PSD, a CDU e outras entidades", mas não adiantou pormenores. O dirigente socialista defende, contudo, que a região de turismo " deveria ter uma direcção não partidária", mas só na próxima segunda-feira é que o PS vai anunciar a sua posição final sobre as eleições para a Região de Turismo Planície Dourada. Autarcas do PS no distrito de Beja já fizeram saber que se forem arredados do processo deixam de contribuir financeiramente para a região de turismo.

O PÚBLICO fez várias tentativas para ouvir os responsáveis da Direcção Regional da Organização de Beja do PCP, mas encontravam-se sempre incontactáveis.

O Governador Civil de Beja, João Paulo Ramôa, chegou a acreditar, pelo seu lado, que era possível chegar a um consenso entre os três maiores partidos da região. Mas depois de uma reunião que marcou, no início da semana, com representantes dos três partidos no Governo Civil - a que faltou o PCP alegando que estavam "aborrecidos com o PS" porque este partido acusava os comunistas "de só estarem preocupados com a distribuição de lugares"- Paulo Ramôa chegou à conclusão que " o processo tem todas as condições para ser conturbado".

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.