VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 03:16:32 08/07/04 Sat
Author: Nando
Subject: Concursos de miss no Brasil. O "tradicional" não se renova e o "novo" nasce com cara de 50 anos.

As misses e os fãs merecem muito mais.

Date Posted: 13:14:42 08/02/04 Mon

Essas últimas homenagens do Misses do Brasil mostram o auge do Miss Brasil, quando 25 mil pessoas tomavam o Maracanãzinho, as revistas cobriam intensamente o concurso e as nossas misses eram símbolo de um país que tinha sonhos.

Tudo isso é fruto de um tempo que acabou e hoje seria impensável algo parecido. Da mesma forma que tentaram reviver os festivais da canção dos anos 60/70 sem sucesso, seria impensável refazer aqueles anos de Miss Brasil. Por isso, acho um equívoco tentarem "resgatar glamour". O glamour é produto das circunstâncias de uma época. Quando tentam resgatá-lo vira caricatura, normalmente de gosto muito duvidoso.

Sou de uma geração que viu, mesmo muito jovem, o auge do concurso Miss Brasil. Fui "alfabetizado" em missologês nessa época. Por isso, tive clareza que o barco estava afundando após 1974. Seja como for, os concursos mudaram no mundo porque o mundo mudou e eles precisavam sobreviver como espetáculo e negócio. Andaram mal das pernas durante alguns anos, mas estão aí ou melhor, a maioria foi para na China! Quem poderia imaginar isso!

No Brasil, muitos dos que gostam dos concursos são tão esperançosos e generosos que se manifestam, às vezes até com exagero, quando aparece a foto de uma candidata melhorzinha ou qualquer luz que parece ser a do fim do túnel, mas não é.

Reconheço que o Miss Brasil tem sobrevivido nos últimos anos a uma morte anunciada na indigência do cenário do Hotel Glória em 2000. Outros concursos de menos expressão tentam cavar uma fatia usando a mesma fórmula do bolo do Miss Brasil, se aproveitando inclusive do fôlego que o concurso passou a adquirir recentemente. Sobreviver já é um mérito de quem está por trás do negócio, mas eles devem muito às misses e a nós, os fãs.

Hoje, uma mulher bonita participar de um dos concursos de miss que ocorrem no Brasil é muito corajosa , talvez um pouco desinformada, talvez um pouco ingênua. É notório no meio da moda e da publicidade que ter sido miss é total desprestígio para uma carreira de modelo no Brasil. Normalmente, um agente diz:" Concurso de miss, nem pensar. Vai queimar seu filme." Concurso de modelo, tudo bem, mas de miss, é considerado péssimo para o currículo.

Ainda não temos no Brasil nada parecido com uma Jennifer Hawkins, a garota bonita, leve, espontânea, desenvolta numa agenda social, solta com a imprensa, capaz de se apresentar elegantíssima num editorial de moda ou esportiva numa outra situação. Também não vejo aqui ninguém fazer a uma miss a pergunta que fizeram a Jennifer Hawkins no Miss Universo e que ela respondeu também. Evidente que não há muitas Jennifers por aí, mas aqui miss ainda é um personagem previsível no andar, no vestir, no falar...

Se os donos de concurso não têm total consciência da importância do fã e da internet e para a sobrevivência do seu negócio, vou afirmar: além das jovens que ainda se dispõem a ser miss, os senhores não teriam condições de caminhar se não fosse o público fiel que somos, diversificado, discordante, com preferências várias, capaz de manter uma paixão que mostra a cara, mal ou bem, na Internet.

Quem deseja sucesso nos seus negócios dos concursos de beleza, cuide bem das misses e do público. As primeiras contam com nosso apoio, mas entram e vão embora. Nós, ficamos ano após ano esperando algo melhor, apostando sempre na capacidade dos senhores melhorarem seus concursos um dia. Depois de tanto desapontamento com a incoerência, a promessa não cumprida e a falta de auto-crítica, fica difícil confiar num melhor nível para os nossos concursos. Mas, por uma paixão que vem de algum lugar onde tudo isso era melhor, a gente insiste...

[ Post a Reply to This Message ]

Replies:

Falou & disse! (NT) -- Carlos - BH, 13:48:45 08/02/04 Mon
Re: Esse negócio de resgatar o glamour, já era! Estamos em 2004! Portanto, já faz muito tempo! Agora é tempo de autenticidade, leveza, modernidade , atitude, que na verdade bem que as candidatas poderiam fazerem um workshop com a Deusa Adalgisa! Belo Texto! (NT) -- denilson, 19:31:03 08/03/04 Tue
Não acho que o glamour tenha se perdido. Ele está presente a cada época. Na atualidade o glamour ainda não foi encontrado. Não poderá ser resgatado, tem que ser encontrado de acordo com a contemporaneidade. Abraços. (NT) -- Conrado, 22:59:40

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-2
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.