VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: Democratas de lei


Author:
José Casanova, Avante, 24/06/04
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12:57:01 06/27/04 Sun

José Casanova, Avante, 24/06/04

Democratas de lei


Há uns meses, os responsáveis pela prisão de Guantánamo (democratas especializados na prática da tortura) queixaram-se a Rumsfeld (democrata do mesmo ramo) sobre as dificuldades com que estavam a deparar nos interrogatórios aos presos, dos quais não conseguiam «obter informação suficiente».

Os torturadores pediram ao experiente chefe que lhes legalizasse a tortura à labúrdia. Rumsfeld atendeu o pedido: democrata de lei, mandou elaborar um documento sobre a matéria e submeteu-o à consideração dos juristas da Casa Branca (todos eles, também, democratas de lei desde o biberon) os quais aplaudiram, aprovaram e legalizaram o dito documento.

Trata-se de uma lei que confere plenos e democráticos poderes nacionais e internacionais a Bush (o democrata modelo, o pai e a mãe de todos os democratas desde o Blair, o Berlusconi e o Aznar, ao Barroso, ao Portas e ao Bagão).

Que plenos e democráticos poderes são esses?: os de, em nome do «interesse supremo do país», fazer o que muito bem entender. Assim, de acordo com a democrática lei da tortura, o democrata Bush pode, a partir de agora, não respeitar «as convenções internacionais sobre a tortura»; nem «as leis norte-americanas» nem «a Convenção de Genebra sobre o tratamento de prisioneiros», ou seja, pode mandar prender e torturar à labúrdia e legalmente.

Para além disso, e como estavam com as mãos na massa, os eminentes democratas norte-americanos decidiram mostrar ao mundo, mais uma vez, o seu imenso apego à democracia e à paz: decretaram que, de hoje em diante, Bush «dispõe de poderes ilimitados para conduzir uma guerra da forma que entender, sem que nem o congresso, nem os tribunais, nem as leis internacionais possam interferir».

A tanto não logrou chegar Hitler, cujo sonho parece enfim materializado nesta democracia modelar que os EUA exportam de forma acelerada para todo o mundo: exportação à força, com bombas e ocupação, se necessário for – isto é, se houver resistência; exportação pacífica se o modelo for servilmente aceite.

Há situações, todavia, em que a palavra servil não chega para qualificar o acto. Por exemplo: quando o governo PSD/CDS – sem vergonha – propõe, e o Presidente da República – igualmente sem surpresa – concorda em condecorar Carlucci – indivíduo com uma longa e brilhante carreira, responsável por milhares de mortes em nome do «interesse supremo dos EUA». E democrata de lei, naturalmente.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.