Author:
Diário de Notícias
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 23:46:57 06/17/04 Thu
Bloco conquista concelhos à CDU
P. C.
O Bloco de Esquerda ficou à frente da CDU em 76 das 308 sedes de concelho do País. Entre elas, figuram sete cidades que são capitais de distrito: Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Vila Real e Viseu. Noutras cidades, como Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, os bloquistas também suplantaram os comunistas nas eleições europeias do passado domingo.
Em vários outros municípios, situados nas mais diversas regiões do País, o Bloco de Esquerda progrediu eleitoralmente, destronando a CDU como terceira força política, a seguir ao Partido Socialista e à coligação Força Portugal. Amarante, Cantanhede, Celorico da Beira, Ílhavo, Loulé, Lourinhã, Lousã, Marvão, Melgaço, Mira, Miranda do Douro, Murtosa, Oleiros, Penamacor, Pombal, Santa Comba Dão, Tavira, Trancoso e Vale de Cambra foram alguns destes municípios.
Albergaria-a-Velha, Alvaiázere, Ansião, Caldas da Rainha, Carregal do Sal, Cinfães, Ferreira do Zêzere, Mortágua, Murça, Oliveira de Frades, Paredes de Coura, Pedrógão Grande, Porto de Mós, São João da Pesqueira, Sardoal, Tabuaço, Vagos e Vila Nova de Foz Coa foram outros concelhos que votaram mais no Bloco do que na CDU.
No concelho de Lisboa, a CDU aguentou-se à frente dos bloquistas, embora recolhendo apenas pouco mais de um ponto percentual do que a força política liderada por Francisco Louçã - 9,58%, contra 8,45%. No Porto, a diferença entre as duas formações também foi mínima: apenas 1,32% (8,22% para a CDU e 6,9% para o Bloco).
Foi precisamente no concelho de Oeiras, situado na Grande Lisboa, que os bloquistas tiveram o seu resultado mais expressivo nestas europeias: 9,72%, ligeiramente mais do que os 9,62% recolhidos pela CDU. Almada (8,18%), Amadora (7,47%), Barreiro (7,33%), Cascais (7,62%) e Sintra (8,32%) foram outros municípios situados na Grande Lisboa que também deram votações muito expressivas ao Bloco de Esquerda, embora nestes casos em posições inferiores às da Coligação Democrática Unitária, que integra o PCP e os Verdes.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|