Subject: Re: Partido patriota e internacionalista |
Author:
Manuel Falcão
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 00:37:14 03/03/04 Wed
In reply to:
Luis Blanch
's message, "Partido patriota e internacionalista" on 14:49:07 03/01/04 Mon
Essa expressão está na Intervenção de Carlos Carvalhas no Encontro Nacional do PCP sobre as Eleições para o Parlamento Europeu -28 de Fevereiro de 2004, que alguém em boa hora aqui colocou e de que lhe transcrevo extractos:
(...)
“O PCP, partido patriota e internacionalista está profundamente empenhado, tal como no passado em contribuir para o reforço dos laços de amizade, cooperação e solidariedade dos comunistas e outras forças de esquerda e tudo fará para que o Grupo Unitário de Esquerda/Verde Nórdico aumente a sua influência no respeito por cada componente e pelas especificidades de cada país, mas persistindo sempre na mais ampla cooperação e no caminho da acção comum e convergente.
Esta tem sido a nossa orientação e foi nessa base que organizamos em 5 de Setembro do ano passado, em Almada, uma reunião de partidos de esquerda da Europa e uma outra reunião recente em Lisboa com o objectivo de se avançar com um “Apelo Eleitoral” para as eleições para o Parlamento Europeu e tem sido com o mesmo espírito que temos participado em várias reuniões de cooperação e debate sobre os temas europeus. Foi também neste quadro que participámos recentemente em Málaga, numa iniciativa de solidariedade com a Esquerda Unida.
Portugal precisa de deputados na União Europeia que combatam as injustiças e as políticas neoliberais, que defendam a convergência em termos reais e não apenas nominais as economias dos Estados membros, que reorientem os objectivos e democratizem o Banco Central Europeu, que defendam o interesse nacional, combatam a militarização e a guerra. Os deputados da CDU dão essa garantia.
Temos provas dadas no Parlamento Europeu, nas lutas sociais e na luta pela paz e numa intervenção coordenada e complementar com a intervenção na Assembleia da República, nos sindicatos e no movimento popular.
Precisamos por isso de uma campanha dinâmica, didáctica e activa, que conte com o apoio de todo o Partido, com o apoio e a intervenção do generoso e empenhado esforço dos militantes e simpatizantes do PCP e da CDU numa pré-campanha e campanha eleitoral em diálogo directo com os cidadãos, que dê a conhecer a nossa intervenção, as nossas propostas e que procure mobilizar os eleitores de esquerda, combatendo posições erradas, como a da abstenção como meio de protestar contra a política do governo e as políticas neoliberais da União Europeia.
É premiando o PCP e a CDU que se atingem esses objectivos.
Somos uma grande força de luta e de proposta. Somos uma grande força que combate sem tréguas a política de regressão social e que tudo faz para abrir caminhos de esperança para o povo português. E neste âmbito, queremos aqui invocar como exemplo destacado de firmeza, sensibilidade e coerência com que intervimos na vida nacional, o facto de no próximo dia 3 de Março, a despenalização do aborto voltar a estar em debate na Assembleia da República por iniciativa do nosso Partido, na continuidade de um justo combate legislativo que travamos desde há 22 anos e me que temos sido de longe a força mais coerentemente apostada em dar solução a uma situação profundamente desumana e ofensiva da dignidade e direitos das mulheres portuguesas. Somos a força política que, em vez de resignadamente estar à espera que chegue 2006, trabalha e luta para que este governo e a sua política sejam derrotados o mais depressa possível.
Por isso, a caminho das eleições para o Parlamento Europeu, mas também a pensar nos angustiantes problemas que o país está a enfrentar nos dias que correm, há uma grande proposta que dirigimos aos portugueses.
A proposta de que confiem na força da sua própria razão e luta e que confiem que é a sua própria vontade que tudo pode decidir e muita coisa pode mudar.
A proposta de que compreendam que, na hora de votar, o que é justo e o que mais ajuda a mudar as coisas é apoiar quem, como o PCP e a CDU, sempre vos apoiou nas vossas reclamações e aspirações, é apoiar quem, como o PCP e a CDU, defende activamente os interesses nacionais na Europa, é apoiar quem, como o PCP e a CDU, está todos os dias ao vosso lado fazendo frente às injustiças e agressões desencadeadas por este malfadado governo de direita.
A proposta de que, apoiando a CDU, dêem mais força não a mais do mesmo mas ao que faz a diferença para melhor, não ao plano inclinado para a crise e o retrocesso social, mas a um novo rumo de esperança e de mudança para Portugal e para a Europa, não aos fingimentos baseados em palavras e imagens mentirosas, mas ao trabalho sério e dedicado ao serviço dos portugueses e de Portugal.”
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |