VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]
Subject: 83 anos


Author:
paulo fidalgo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10:44:03 03/06/04 Sat
In reply to: João Lopes 's message, "Re: bom????????????" on 08:17:15 03/06/04 Sat

O caridoso João Lopes não quer comentar o sentido de voto do PCP na questão do referendo. Não ooquer admitir, não consegue entrar numa discussão franca sobre o problema. O que ensinam os 83 anos do PCP é que sempre que em política alguém se afasta da franqueza, mesmo quanda se está a ver mal a questão - e eu percebo que e desejaria que a questão do aborto fosse arrumada desde logo na sua fase parlamentar exclusiva, quando se abdica da procura da posição acertada para se ficar apenas prosélito de um mosteiro (expressão do Carlos Brito) os tais 83 anos arriscam-se a ser uma bela peça de museu.

O aborto tem toda a legitimidade para ser resolvida directamente no parlamento. Mas também o tem para ser resolvida por via referendária. O PCP votou a revisão constitucional que instituiu o referendo e é parte nuclear dessa herança - sobretudo se se tiver em conta o contributo de Luis Sá..Por isso a democracia portuguesa funciona com instrumentos vários. Os democratas, não é por terem sido secundarizados num dado referendo, que passam a ser hostis a ele. Pelo contrário, é a direita quem acabará por ter medo do aprofundamento da democracia, aprofundamento esse que se exprime por exemplo nos referendos. Por outro lado, sabemos que o aborto não é estritamente uma questão de classe e que os alinhmanetos rompem a tradicional arrumação das famílias políticas. Por isso, tão incerta é a solução parlamentar deste assunto como a solução refenrendária. Tanto mais que há PSs que são contra a despenalização do aborto e PSD que são a favor.

Se houver dinãmica parlamentar para aprovar a nova lei tudo bem. Mas o referendo pode ser um grande momento de esclarecimento popular e pode pressionar uma efectiva mudança da consciência nacional do problema. A discussão nacional dá azo ao terrorismo dos zezinhos, mas é uma via de aumentar o esclarecimento. E neste caso a oposição do PSD fez-lhe estragos razoáveis e acumula capital para próximas lutas. Felizmente que o PCP também votou a favor.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: TPC para o PFProfessor primário11:19:54 03/06/04 Sat
Re: 83 anosJoão Lopes22:37:33 03/06/04 Sat


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.