VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 15:38:19 11/22/04 Mon
Author: Fabiano Leite
Subject: Resumo 14

Sheerin. S. Self-acess.Oxford: Oxford University Press, 1989.

A autora trata nesse capítulo das primeiras etapas da implementação de um centro de auto-acesso. A primeira decisão a ser tomada é a sua localização, preferencialmente tendo uma biblioteca e uma seção de auto-acesso, ambas bem organizadas de acordo com os interesses dos usuários. Em seguida temos os equipamentos, se não de absoluta importância, pelo menos de extrema utilidade, que podem incluir aparelhos de som com fones de ouvido e gravadores de voz, computadores com diversos programas de exercícios e testes, e aparelhos de vídeo. Quanto à organização física do centro, os seguintes aspectos devem ser considerados: tamanho, divisões, organização de materiais e espaços, privacidade, movimentação de pessoas, distribuição de barulho, etc.

Em alguns centros, algumas especialidades podem ser providenciadas, conforme a demanda e o interesse, como preparação para exames específicos, inglês para propósitos específicos, como negócios, engenharia, ciência, medicina, etc, inglês para propósitos acadêmicos e aspectos da vida e das instituições britânicas ou americanas.

Caso não haja espaço para um centro de auto-acesso, um mini-centro pode ser provisoriamente implementado na própria sala da aula, com apenas alguns dos materiais usados, conforme a necessidade. Esses materiais podem ser divididos em caixas, senda cada caixa para um nível, por exemplo. Ou algumas salas podem ser usadas, por um período determinado, para se montar um centro provisório.

Alguns critérios são então descritos para a produção de materiais de auto-acesso: os objetivos devem ser claros, os níveis devem ser claramente indicados, os materiais devem ser visualmente atrativos, a atividade deve ser interessante e relevante, opções devem ser dadas aos usuários, deve haver um ‘feedback’ sem a necessidade de um professor e deve haver um equilíbrio e coerência no conjunto de materiais. Os materiais devem fornecer mais do que simplesmente as respostas dos exercícios, com referências a outros materiais e com explicações. Material publicado pode ser usado junto com o material preparado pelos organizadores, aumentando a quantidade total disponível. A vantagem de se produzir o próprio material é que as necessidades individuais de um grupo de alunos podem ser atendidas. Para facilitar essa tarefa, pode haver trabalho em grupo de diferentes professores, de forma coordenada e organizada.

A organização dos materiais deve ser simples, para facilitar o auto-acesso. As categorias de classificação podem ser quanto ao nível e o enfoque, que são as mais comuns, mas também pode haver sub-categorias e tópicos. Diferentes índices podem ser organizados, para dar mais oportunidades ao usuário de achar o que ele deseja.

Explicações são dadas quanto à manutenção e aparência do material, com o objetivo de conservá-los e de facilitar a identificação pelo usuário. As folhas de papel devem ser plastificadas e as fitas guardadas em sacolas para proteção e maior organização.

É necessário também considerar o trabalho de todo o pessoal envolvido no centro. Deve haver pessoas para preparar os materiais e implementar os sistemas, para manter e acrescentar novos materiais e para supervisionar e aconselhar o aluno. Outra boa idéia é envolver o aluno na manutenção e na administração do centro de auto-acesso.

Quanto às atividades sugeridas escolhi a 4.7 Furnish the house, páginas 100-102. Trata-se de um exercício para o treino de ortografia e caligrafia, o que normalmente é um problema em escolas com poucos recursos, onde os alunos já apresentam alguma deficiência nessas habilidades na língua portuguesa. É facilmente implementada, pois não precisa de nenhum recurso além de papel e caneta, e as explicações são muito simples. Crianças e adolescentes são o público alvo, e eles devem copiar as partes da casa dentro de uma planta. A atividade dá aos alunos a oportunidade de tomar várias decisões de forma criativa, montando a planta da casa de várias formas diferentes, de acordo com a imaginação de cada um.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.