VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 05:56:24 11/22/04 Mon
Author: Antônio Carlos
Subject: Resumo 14

CAMERON, Deborah. Verbal hygiene for women: Linguistics misapplied? Applied Linguistics. Oxford. vol. 15, n. 4, p.382-398, dez. 1994.

Nesse artigo, Deborah Cameron faz uma revisão das pesquisas em linguagem e gênero que discutem as diferenças comunicacionais entre homens e mulheres e das práticas de treinamento em linguagem e comunicação desenvolvidas com o propósito de promover a eficácia do estilo comunicativo das mulheres em contextos público e profissional.
As práticas de educação e treinamento em linguagem são, segundo a autora, uma categoria do tipo de prática lingüística e metalingüística que ela chama de "Hygiene Verbal". Esse termo é usado para referir-se a um amplo grupo de atividades que pressupõem a idéia de que algumas formas de uso da linguagem são funcionalmente, esteticamente ou moralmente preferíveis a outras.
Para desenvolver o trabalho, Cameron utilizou fontes textuais (manuais e materiais usados em treinamentos e versões popularizadas desses materiais)e entrevistas informais com mulheres que participaram desses treinamentos.
A autora faz uma revisão das pesquisas sobre o comportamento verbal de homens e mulheres e sobre os treinamentos que almejavam o desenvolvimento da eficácia da linguagem feminina; e critica algumas crenças e concepções subjacentes a essas pesquisas e treinamentos.
O principal problema destacado por Cameron são as generalizações prematuras que, segundo ela, devem-se muito mais a estereótipos e anedotas do que a dados empíricos. Essas generalizações partem de apresentações simplistas de homens e mulheres como grupos homogêneos. Questionando tais generalizações, a autora argumenta que a variação resulta não do mero fato da divisão de gênero, mas da associação de um gênero (ou um subgrupo de um gênero) com um contexto social particular e determinadas práticas lingüísticas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.