VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/04/26 18:50:06Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]
Subject: Vantagem sólida assegura maioria absoluta a Sócrates


Author:
JN, 03/02/05
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 3/02/05 20:33:46

Vantagem sólida assegura maioria absoluta a Sócrates

sondagem Estudo JN/TVI/Intercampus atribui ao PS 15 pontos de avanço sobre o PSD No período de um mês, só os pequenos partidos subiram, consolidando a CDU o terceiro lugar

Paulo Martins, JN, 03/02/05

Quinze pontos percentuais de vantagem sobre o PSD. O resultado apurado no mais recente estudo de opinião JN/TVI/Intercampus às intenções de voto nas próximas legislativas demonstra que o PS tem a maioria absoluta na mão. Numa fase em que a campanha eleitoral está prestes a arrancar oficialmente, José Sócrates é, aliás, o único líder com popularidade positiva - 5,1, numa escala de 10, contra 3,26 de Santana Lopes.

De acordo com a sondagem, cujo trabalho de campo foi efectuado no semana passada, os dois maiores partidos perderam influência, desde a primeira avaliação das tendências do eleitorado, nas vésperas do Natal. Como o PSD registou uma quebra mais acentuada (cerca de 2,5%), dilatou-se a distância em relação aos socialistas. Um "atraso" dificilmente recuperável, porque a percentagem de indecisos já é muito baixa (12,3%).

Em cerca de um mês, reduziu-se a parcela de inquiridos que ainda não decidiram o sentido de voto e, de forma mais acentuada, a dos que optam pela abstenção. Fenómenos naturais em estudos de opinião eleitoral, dada a proximidade da data do sufrágio. O mais o provável é que o grupo de indecisos - e de eleitores de outras formações - baixe ainda mais.

Significativa, no caso vertente, é a constatação de que o aumento do número de votantes favoreceu os partidos mais pequenos. Com efeito, CDU, CDS/PP e Bloco de Esquerda registam subidas percentuais, com especial expressão no que diz respeito aos comunistas.

A CDU, que na primeira sondagem alcançava o terceiro lugar por uma unha negra, consolida agora a posição. A avaliar pelas respostas dos inquiridos, a liderança de Jerónimo de Sousa tem vindo a afirmar-se, embora o sua popularidade se quede pelos 3,24.

Se da dupla vertente da estratégia - afastar a Direita do poder e impedir a maioria absoluta do PS - só uma parte deverá concretizar-se, uma vez que José Sócrates parece em condições de constituir Governo sem carecer de alianças, a verdade é que a CDU supera já o resultado alcançado há dois anos (7%).

Democratas-cristãos e bloquistas disputam o quatro lugar. A escassa vantagem de 0,3% favorável ao CDS/PP não lhe dá garantias de superar o BE. E, pelo menos para já, está longe do objectivo traçado por Paulo Portas alcançar 10% e superar a votação conjunta dos dois partidos mais à Esquerda do espectro político. Más notícias, portanto, para um líder cujo índice de popularidade é o mais baixo de todos, nesta sondagem: apenas 2,72.

O voto socialista é mais feminino e o bloquista tendencialmente masculino. O PS está solidamente implantado no grupo de eleitores com mais de 55 anos. Porém, o maior "fosso" em relação ao PSD (quase 20%) regista-se na faixa 35-44 anos. Votassem apenas os jovens e, pelo contrário, Santana e Sócrates ainda disputariam taco-a-taco a vitória.

A ideia de que a base eleitoral dos comunistas é predominantemente idosa não encontra guarida neste estudo. Com efeito, na faixa etária 35-54 anos a CDU obtém melhor score. Já o CDS/PP apresenta a mais uniforme distribuição etária.

Finalmente, dois dados sobre o BE que talvez surpreendam. Primeiro não é a juventude a mais sensível à mensagem política do partido. Segundo: Francisco Louçã, com 3,82, é o segundo líder mais popular.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.