| Subject: Jerónimo de Sousa quer baixa fiscal para micro e médias empresas |
Author:
Lusa
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 4/02/05 23:43:34
Eleições: Jerónimo de Sousa quer baixa fiscal para micro e médias empresas
Setúbal, 04 Fev (Lusa) - O secretário-geral do PCP defendeu hoje uma diminuição da carga fiscal dos sectores produtivos, combatendo as diferenças em matéria de IRC e IVA entre as micro, pequenas e médias empresas e os grandes grupos económicos e financeiros.
Falando em Palmela, num jantar com pequenos e médios empresários da região apoiantes da CDU, Jerónimo de Sousa apontou este como um dos caminhos para a salvaguarda das pequenas empresas nacionais face ao crescimento "em 30 por cento dos pedidos de falência apenas de 2003 para 2004" em Portugal.
Para o líder comunista, que criticou as propostas de choque tecnológico do PS e de choque de gestão do PSD, a solução passa por um "projecto alternativo e bem diferenciado", que passa por uma "economia mista, constituída por um sector público, um sector privado e um sector cooperativo e social".
E para que esta economia mista resulte em mais desenvolvimento, além da diminuição da carga fiscal para as micro e pequenas empresas, urge, segundo Jerónimo de Sousa, "acabar com a injustiça da taxa de 20 por cento igual para todos do Pagamento Especial por Conta".
O combate contra "todas as distorções do Mercado Único decorrente das elevadas ajudas de outros países da União Europeia às suas empresas" e a necessidade de regulamentação das "relações de subcontratação, em especial na área da indústria e dos serviços," foram também defendidos por Jerónimo de Sousa na sua intervenção em Palmela.
O líder comunista considera que só desta forma se poderá "assegurar direitos e garantes às micro, pequenas e médias empresas e o combate à economia informal".
Jerónimo de Sousa deixou ainda o compromisso da CDU de, "logo após a entrada em funcionamento da Assembleia da República e da constituição do novo governo", lutar pela criação de um "interlocutor institucional exclusivo" para as micro, pequenas e médias empresas e pelo "apoio ao associativismo específico e autónomo" para o sector.
Durante o jantar, Jerónimo de Sousa criticou o PS por, disse, nas suas propostas ter identificado "o grande capital e as empresas de capital intensivo como o seu parceiro e o grande beneficiário das suas políticas".
Também o PSD e o CDS-PP não foram poupados nas críticas, acusados de, conjuntamente com os socialistas, ao longo dos últimos anos, terem contribuído para "a promoção de clientelas, de escandalosos salários e reformas dos gestores públicos".
"Vimos o escândalo das privatizações com a destruição do aparelho produtivo nacional e o aumento da dependência da economia portuguesa dos grandes grupos multinacionais e transnacionais", afirmou Jerónimo de Sousa, num jantar que antecedeu o comício de arranque da campanha regional de Setúbal da CDU.
JLG.
Lusa/Fim
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |