VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789[10] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 11:00:26 03/07/02 Thu
Author: Fórum Nacional de Arquivos Municipais
Subject: Simpósio Internacional de Arquivos Municipais


OS ARQUIVOS MUNICIPAIS EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO
8 a 13 de julho de 2002
Centro de Convenções do Hotel Glória
Rua do Russel nº 632, Glória - Rio de Janeiro - Brasil
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Culturas e o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, juntamente com o Comitê Diretor da Seção de Arquivos Municipais do Conselho Internacional de Arquivos (CIA/SAM) e o Fórum Nacional de Dirigentes de Arquivos Municipais convidam para o SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS MUNICIPAIS com o tema "Os Arquivos Municipais em um mundo em transformação" que acontecerá de 8 à 13 de julho de 2002 no Centro de Convenções do Hotel Glória, na cidade do Rio de Janeiro.
Destacados especialistas internacionais apresentarão conferências e comunicações sobre edifícios de arquivos e a conservação de documentos, microfilmagem, digitalização, preservação e acesso, serviços de dinamização cultural, gestão de documentos e informação, arquivos eletrônicos, tecnologias avançadas e usuários de arquivos.
Público-alvo
Arquivistas; Gestores Públicos; Prefeituras e Câmaras Municipais; Ministérios e Órgãos Públicos; Empresas e Agências Financeiras; Universidades e Institutos de Pesquisa e Ensino; Conservadores e Restauradores de documentos; Profissionais da área jurídica; Bibliotecários e museólogos; Historiadores; Engenheiros civis e arquitetos; Usuários de arquivos; e Estudantes.
Eventos Paralelos
Exposição de equipamentos, livros, produtos e serviços para o setor (Stands com módulo-padrão de 12m2, ao custo de R$ 250,00 por m2)
Reuniões do Comitê Diretor da Seção de Arquivos Municipais CIA/SAM;
Visitas técnicas

1. ENTIDADES RESPONSÁVEIS PELO EVENTO
PROMOÇÃO
Conselho Internacional de Arquivos (CIA)/Seção de Arquivos Municipais (SAM)
Comitê Diretor CIA/SAM
Fórum Nacional de Dirigentes de Arquivos Municipais
REALIZAÇÃO
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal das Culturas
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
COMISSÃO ORGANIZADORA
Antonio Carlos Austregésilo de Athayde - Diretor do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ)
Ramon Alberch I Fugueras - Presidente do Comitê Diretor da Seção de Arquivos Municipais CIA/SAM:
Daise Apparecida Oliveira - Presidente do Fórum Nacional de Dirigentes de Arquivos Municipais e representante do CIA/SAM da América Latina:
Domícia Gomes - Diretora da Divisão de Documentação Escrita e Especial do AGCRJ
Maria Julieta Simão Prates - Assistente do AGCRJ
Sandra Horta - Diretora da Divisão de Pesquisa do AGCRJ
Vânia do Carmo Nascimento - Chefe administrativo do AGCRJ
COMISSÃO CIENTÍFICA
Ramon Alberch I Fugueras - Presidente do Comitê Diretor da Seção de Arquivos Municipais CIA/SAM:
Catherine Laurent - Diretora des Archives Municipales de Rennes
Daise Apparecida Oliveira - Presidente do Fórum Nacional de Dirigentes de Arquivos Municipais e representante do CIA/SAM da América Latina:
Domícia Gomes - Diretora da Divisão de Documentação Escrita e Especial do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ)
Esther Bertoletti - Ministério da Cultura (Minc)
Heloísa Liberalli Belloto - Professora de Arquivística da Universidade de São Paulo / Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
José Maria Jardim - Professor do Curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Júnia Guimarães e Silva - Membro do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais - GTAM constituído junto ao CONARQ
Maria Luiza Ferreira Lodi - Presidente da Associação dos Arquivistas Brasileiros
Pedro Puntoni - Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) / Prof. do Dep. de História da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP)
Rita de Cássia de Mattos - Diretora da Divisão de Apoio Técnico do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ)
COMISSÃO SOCIAL
Janice Gonçalves - Universidade do Estado de Santa Catarina
Rita de Cássia de Mattos - Diretora da Divisão de Apoio Técnico do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - AGCRJ
Vania Ricotta - Fórum Nacional de Dirigentes de Arquivos Municipais

2. APOIO
Arquivo Nacional - Brasil
Associação Latino-americana de Arquivos - ALA
Associação Brasileira de Arquivistas AAB
Associação de Arquivistas de São Paulo ARQ/SP
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP;
Federación de Archiveros de la República Argentina - FARA
Instituto de Estudos Brasileiros - IEB/USP;
Ministério de Cultura - MINC;
Prefeitura Municipal de Indaiatuba;
Prefeitura Municipal de São José dos Campos;
Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo;
Universidade Estadual de Londrina - UEL;
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP- Arquivo Edgard Leuenroth-O AEL na Internet
Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP;
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO
Universidade Federal Fluminense - UFF

3. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
No Salão Nobre do Hotel Glória

SEGUNDA FEIRA, DIA 08.07
08:00 - 08:30 credenciamento e entrega de material
08:30 - 09:00 sessão solene de abertura
09:00 - 09:30 conferência inaugural
09:30 - 11:00 sessão plenária: Os Arquivos Municipais da Íbero-América e Caribe e a Modernização da Gestão PúblicaRamon Alberch I Fugueras - Presidente do Comitê Diretor -CIA/SAM e Diretor do Arquivo Municipal da Cidade de Barcelona - EspanhaJaime Antunes - Diretor do Arquivo Nacional - Presidente do Conselho Nacional de Arquivos.-Brasil - Políticas Públicas: Mecanismos de Gestão de Arquivos públicos-João Saboya- Diretor do Arquivo da Câmara Municipal do Porto - Portugal - As Câmaras Municipais e a Modernização da Gestão Pública Municipal
11:00 - 11:30 coffee break
11:30 - 12:30 painel de debates
12:30 - 14:00 almoço
14:00 - 16:30 sessão de comunicações 1: Sistemas de Gestão e Políticas Públicas
19:00 - 19:30 inauguração oficial da Feira de Produtos e Serviços
19:30 - 20:30 coquetel de abertura

TERÇA FEIRA, DIA 09.07
09:00 - 10:30 sessão plenária: Os Arquivos Municipais e a Utilização de Tecnologias AvançadasDr. José Maria Jardim (Brasil), “Arquivos eletrônicos: gerenciamento, segurança, legislação, preservação e acesso”Dra. Ellen Fleurbaay (Holanda), “Utilização de tecnologias avançadas para o acesso dos cidadãos aos arquivos municipais”
10:30 - 11:00 coffee break
11:00 - 12:00 painel de debates
12:00 - 14:00 almoço
14:00 - 16:30 sessão de comunicações 2: Arquivos Eletrônicos e Sistemas de Informação

QUARTA FEIRA, DIA 10.07
09:00 - 10:30 sessão plenária: Os Arquivos Municipais e as Novas Teconologias de Reprodução e Digitalização de DocumentosHoward Bess - Professor da Universidade de Berkeley, “Digitalização: diretrizes para a implantação de Programas em Arquivos públicos. Planejamento, gestão e custo-benefício”Dra. Lisa Fox, do Missouri State Archives, “Microfilmagem de preservação: projetos de implantação, Planejamento, custos e ações de cooperação”
10:30 - 11:00 coffee break
11:00 - 12:00 painel de debates
12:00 - 14:00 almoço
14:00 - 16:30 sessão de comunicações 3: Os Arquivos Municipais e a ação cultural
17:30 - 19:00 inauguração da Exposição no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (coquetel)

QUINTA FEIRA, DIA 11.07
09:00 - 10:30 sessão plenária: Edifícios de Arquivo, a Conservação de Documentos e a Função Cultural dos Arquivos MunicipaisDr. Jorge Araújo (Brasil). “Construção e adaptação de edifícios para Arquivos”Edmonde Soubervie (França) “Exposition, publication et cycle de conférences en un approche globale” - A.M. Frejus
10:30 - 11:00 coffee break
11:00 - 12:00 painel de debates
12:00 - 14:00 almoço
14:00 - 16:30 sessão de comunicações 4: Edifícios de Arquivos e a Conservação de Documentos

SEXTA FEIRA, DIA 12.07
09:00 - 10:30 sessão de comunicações 5 (parte 1): Arquivos Municipais da América Latina e Caribe: experiências em debate
10:30 - 11:00 coffee break
11:00 - 12:30 sessão de comunicações 5 (parte 2): Arquivos Municipais da América Latina e Caribe: experiências em debate
12:30 - 14:00 almoço
14:00 - 16:30 sessão restrita: Reunião do Comitê Diretor da Seção de Arquivos Municipais do Conselho Internacional de Arquivos (CIA/SAM)
16:30 - 17:30 sessão solene de encerramento:Daise Apparecida Oliveira -Presidente do Fórum Nacional de Dirigentes de Arquivos Municipais e membro do Comitê Diretor CIA/SAM (relatora)Dr Antonio Carlos Austregésilo de Athayde- Diretor do AGCRJ


3.1. SESSÕES DE COMUNICAÇÕES
Sessão 1: Sistemas de Gestão e Políticas Públicas
Silvia Mendes Masson Projeto SIMAP-SIMAI (Sistema de informação municipal ativa e permanente - Sistema de informação municipal ativa de Indaiatuba A.M. Indaiatuba Brasil
Ângela Maria Montenegro/Adelino Detofol/Paula Carnevalli Mudança Organizacional a partir da Gestão Sistêmica de Documentos nos Serviços Públicos de Saúde: uma Experiência Prática da Secretaria Municipal da Saúde de São José dos Campos Secretaria Municipal da Saúde de São José dos Campos Brasil
Lin Nanshan Shangai Municipal Archives and Public Services A.M. Shangai China
Ieda Pimenta Bernardes Termo de Cooperação com o Ministério Público SAESP /Arquivo do Estado de São Paulo Brasil
Ana Isabel de Souza Leão Andrade Estratégias para a capacitação de gestores públicos em Organização de Arquivos Municipais Fundação Casa José Américo - Estado da Paraíba Brasil
Anna Szlejcher Archivos municipales: Elementos básicos de una política de gestión documental Universidade de Córdoba Argentina
Erenilda Custódio dos Santos Amaral Proposta de um Modelo de Acesso para Viabilizar uma Rede de Arquivos Municipais para o Estado da Bahia Universidade Federal da Bahia Brasil
Sessão 2: Arquivos Eletrônicos e Sistemas de Informação
Istvan Kenyeres Us of advanced technologies for researchers and customers in the City Archives of Budapest A.M. Budapest Hungria
Vincent Doom De l'empreinte de cire à l'empreinte numérique: les sceaux de Douai du XII au XVIII siècle A.M. Douai França
Paola Pavan Tecnologies avancées et perspectives de collaboration entre les archives municipales des capitales européennes A.M. Roma Itália
A.M. Beijing Electronic records in Beijing China
Antonio Couto de Granja El Archivo Administrativo de Benidorm: digitalización y servicio al ciudadano A.M. Benidorm Espanha
François Gasnault La collecte des archives électroniques parisiennes: élaborer un programme de travail A.M. Paris França
Sessão 3: Os Arquivos Municipais e a Ação Cultural
Joan Boadas Los archivos: estrategias de dinamización A.M. Girona Espanha
Mireya Callejas de Echeverría Servicios públicos y acción cultural EUBCA, Montevideu Uruguai
Liliane Scrank Lehman O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania A.H.M. São Paulo Brasil
Carmen Barriga Archivos municipales en Internet A. Diputación Sevilla Espanha
Janice Gonçalves Arquivos municipais brasileiros: breve historia de um website Universidade de Florianópolis Brasil
Anne-Catherine Marin Le site web des Archives Municipales de Lyon A.M. Lyon França


Sessão 4: Edifícios de Arquivos e a Conservação de Documentos
Ana Feijoo Nueva sede del Archivo Municipal de Valladolid Archives Municipales Valladolid Espanha
Sylvie Clair Les archives de Marseille, un bâtiment au coeur de la politique de la ville A.M. Marseille França
Ferdinand Oppl Planning history, description and technical aspects of a current archive construction project. Building the Municipal and Provincial Archives of Vienna in the Gasometer D in Simmering (11th District of Vienna) Áustria
Jan Boomgard
Marli Marcondes A especificidade do ferrótipo e sua importância como agente da memória Universidade de Campinas Brasil
Mirdza Sichmann Conservação preventiva de acervos municipais: transformando teoria em prática Brasil
Sessão 5 (parte 1): Arquivos Municipais da América Latina e Caribe: experiências
Núria Calderón Realidad archivística municipal en Costa Rica A.M. San José Costa Rica
Norma Fenoglio Programa de organización de archivos municipales EREM-NEL Argentina
Marlon César Martínez Los problemas de los Archivos Municipales Colombianos Colombia
Lidia B. Duarte C. Archivos municipales en Paraguay: problemas y realidades cotidianas Paraguai
Guadalupe Bertani Marin La Legislación en el quehacer archivístico municipal en la Provincia de Buenos Aires Argentina
Sessão 5 (parte 2): Arquivos Municipais da América Latina e Caribe: experiências
Lúcia de Fátima Guerra Ferreira Arquivos Municipais no Brasil: Problemas e Perspectiva Universidade Federal da Paraíba Brasil
Cláudio Dutra Crespo Da Periferia ao Centro: obstáculos e perspectivas dos arquivos municipais Arquivo Público e Histórico de Jacareí Brasil
Maria Cecília Mendes Lima, Francisco Carlos Limp Pinheiro, Elione Silva Guimarães A Gestão de documentos na Prefeitura de Juiz de Fora Arquivo Histórico da Cidade de Juiz de Fora Brasil
Pedro Puntoni e Daíse Apparecida Oliveira Uma proposta de política de gestão, implantação e institucionalização de arquivos municipais no Estado de São Paulo / Fapesp Cebrap / FORUMDAM Brasil
Clara Marli Scherer Kurtz O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais - GTAM e suas estratégias de ação para incentivar a institucionalização dos Arquivos Municipais no Rio Grande do Sul Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais - RS Brasil
Maria Teresa Matos O Programa de Apoio/Assistência aos Municípios Baianos: Relato de Experiência do Arquivo Público do Estado da Bahia Universidade federal da Bahia Brasil


3.2. CURSOS
Os cursos são atividades paralelas ao Simpósio. Os interessados devem se inscrever previamente.

2ª Feira08/07/2002
14:00 - 17:30 Gestão de projetos arquivísticos: planejamento e captação de recursos - Prof. Ieda Pimenta Bernardes (em português) e Prof. Marta Z. Rufeil (em espanhol) - (1/2)Acervos fotográficos: Tratamento arquivístico e informacional - organização, processamento, descrição e acesso (1/2)Arquivos Públicos e o direito autoral - legislação, procedimentos, normas de reprodução, direitos de imagem e direitos de autor - Dr. Gandelman (em português) - (1/2)
3ª Feira09/07/2002
14:00 - 17:30 Gestão de projetos arquivísticos: planejamento e captação de recursos - Prof. Ieda Pimenta Bernardes (em português) e Prof. Marta Z. Rufeil (em espanhol) - Parte 2Acervos fotográficos: Reprodução, conservação preventiva e acondicionamento; digitalização e controle de qualidade. Parte 2Arquivos Públicos e o direito autoral - legislação, procedimentos, normas de reprodução, direitos de imagem e direitos de autor - Dr. Gandelman (em português) Parte 2
4ª Feira10/07/2002
14:00 - 17:30 Criação de Websites para Arquivos públicos: projeto gráfico; produção de conteúdo; design conceitual, navegação e interface; gestão; engenharia de implementação e suporte; tecnologias da Internet. (1/2)Normas de descrição arquivística (1/2)Elaboração e gerenciamento de Programa de Conservação de Documentos(1/2)
5ª Feira11/07/2002
14:00 - 17:30 Criação de Websites para Arquivos públicos: projeto gráfico; produção de conteúdo; design conceitual, navegação e interface; gestão; engenharia de implementação e suporte; tecnologias da Internet- Parte 2Normas de descrição arquivística - Parte 2Elaboração e gerenciamento de Programa de Conservação de Documentos Parte 2
6ª Feira12/07/2002
14:00 - 17:30 [não há cursos]


3.3. VISITAS TÉCNICAS, EVENTOS E PASSEIOS.
Mediante inscrição com despesas pagas pelo interessado.

2ª Feira08/07/2002
15:00 - 17:30 passeios:a) “Rio Antigo”b) City tour – praias
15:00 - 17:30 visitas técnicas:a) Arquivo Nacionalb) Arquivo do Museu Histórico Nacionalc) Arquivo Histórico do Itamaratyd) Arquivo do Centro Cultural Banco do Brasil
3ª Feira09/07/2002
15:00 - 17:30 passeios:a) Visita à Fortaleza de Santa Cruzb) Museu de Arte Contemporânea - Niterói.
19:00 - 21:00 eventos:a) Jantar no Restaurante “A Mineira” - Niteróib) Noite de Samba: Show na Churrascaria “Plataforma”
4ª Feira10/07/2002
15:00 - 17:30 visitas técnicas:a) Fundação Casa de Rui Barbosab) Centro Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOCc) Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
5ª Feira11/07/2002
15:00 - 17:30 passeios:a) Fundação Museu Castro Maia - Coleção Debretb) City tour – praias
15:00 - 17:30 visitas técnicas:a) Centro de Documentação da Marinhab) Museu do Pontalc) Instituto Moreira Sallesd) Museu Imperial – Petrópolis
6ª Feira12/07/2002
15:00 - 17:30 passeios:a) Visita à Fortaleza de Santa Cruzb) Museu de Arte Contemporânea - Niterói.
15:00 - 17:30 visitas técnicas:b) Arquivo do Museu da República
sábado13/07/2002
09:00 - 17:00 passeios:a) Passeio de escuna à Ilha de Jaguanumb) Passeio à cidade de Petrópolis com visita ao Museu Imperial e passeio à cidade de Itaipavac) Visita à cidade de Parati - candidata ao título de Patrimônio Histórico da Humanidade
09:00 - 12:00 d) Passeio à Floresta da Tijuca

4.SECRETARIA E ORGANIZAÇÃO DO SIMPÓSIO
Para formalizar a inscrição ao Simpósio, reservar hotéis e passeios opcionais os interessados deverão dirigir-se à empresa R. Hamam Eventos S/C Ltda.

R. Hamam Eventos S/C Ltda.
Rua Tácito de Almeida,148
CEP: 01251-010 - São Paulo - SP
Tel: (11)3676-0688 - Fax: (11)3676-0689
E-mail : cong@rhamam.com.br
Custos de inscrição:
US$ 25 associados do CIA/SMA e estudantes de graduação
US$ 60 inscrições individuais
US$ 150 empresas (duas inscrições)
Hotéis do Rio de Janeiro
HOTEL DIÁRIAS
INDIVIDUAL DUPLO
MARINA PALACE R$233,00 / US$147,00 R$233,00 / US$147,00
PRAIA IPANEMA R$287,00 / US$110,00 R$320,00 / US$123,00
LEBLON FLAT R$178,00 / US$68,00 R$178,00 / US$68,00
LEBLON PALACE R$203,00 / US$78,00 R$226,00 / US$87,00
MAR IPANEMA R$ 195,00 / US$75,00 R$195,00 / US$75,00
MONSIEUR L. BLOND (Leblon) R$ 199,00 / US$77,00 R$199,00 / US$77,00
RIO FLAT (Leblon) R$ 168,00 / US$65,00 R$168,00 / US$65,00
GLORIA R$ 147,00 / US$61,00 R$90,00 / US$38,00
Hotel Golden Park R$ 105,00/ US$44,00 R$66,00/ US$28,00
Hotel Flamengo R$ 90,00 / US$ 38,00 R$50,00 / US$ 21,00

PRAZOS FINAIS
15 de maio: entrega final de textos de conferências, comunicações e planos de cursos;
15 de maio: reserva de passeios opcionais e de hotéis.
15 de junho: pagamento de inscrições, passeios opcionais e stands pelo valor já divulgado. Os pagamentos poderão ser feitos por meio eletrônico (cartão de crédito com todas as condições de segurança) ou mediante apresentação de depósito bancário no ato da inscrição.O Site do Simpósio Internacional de Arquivos Municipais será divulgado nos próximos dias.


FICHA DE INSCRIÇÃO

Dados Pessoais
Nome:
Profissão:
Carteira de Identidade: CPF: Passaporte:
Endereço Residencial para correspondência: (Rua, Av., Trav.)
Complemento: (casa, aptº)
Município: Estado: PAÍS
CEP: FONE: (Código DDD) FAX: (Código DDD)
E-MAIL: SITE:

Dados Profissionais
Instituição:
Cargo que ocupa
Endereço: (Rua, Av., Trav.)
Complemento: (casa, aptº)
Município: Estado: PAÍS
CEP: FONE: (Código DDD) FAX: (Código DDD)
E-MAIL: SITE:

08 a 13 de julho de 2002 - Hotel Glória - Rio de Janeiro

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.