VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 06:07:07 03/01/05 Tue
Author: Ana Lúcia S. Pitanguy Marques
Subject: O que é Linguística Aplicada?

Semana 1 (20/2 – 4/3)

O que é Linguística Aplicada?


Mesmo após a leitura da maioria dos textos recomendados para esta primeira tarefa, dar uma definição desta área de investigação da ciência da linguagem ainda me parece ser uma questão difícil já que diferentes linguistas, com linhas de trabalho diferentes e em academias diferentes, abordam a ‘linguística aplicada’ sob óticas diferentes e sob a luz de suas crenças, interesses, e necessidades.

No entanto parece ser possível achar uma congruência destas diversas linhas ao citarmos Widdowson que acredita numa linguística genuinamente aplicada – “not applied linguistics but linguistics applied” – ou seja, numa real aplicação dos princípios da linguística na solução dos problemas do mundo real, aqueles experimentados por usuários e aprendizes da língua na prática. Ele acredita na ‘linguística aplicada’ usada como mediação entre as abstrações dos vários discursos, das diversas pesquisas e teorias e a utilização significativa da linguagem na vida real. O foco da linguística aplicada mudando então da investigação da linguagem Internalizada – formalista – para a da linguagem Externalizada , a língua utilizada em contextos sociais.

Para tanto, alguns estudiosos e pesquisadores têm se voltado para a área de ensino e do processo de aprendizagem das línguas na tentativa de obter um resultado mais eficaz na prática. Valendo-se de métodos empíricos e analíticos que possam oferecer soluções mais adequadas aos diversos problemas desta área, eles também têm se voltado para investigações em áreas co-relacionadas como sociologia, antropologia, biologia, psicologia, mídia, etc. Quanto à língua inglesa em particular no âmbito internacional, a linguística aplicada já vem há muito sendo co-relacionada não só com a pesquisa da aprendizagem da língua mas com as demais áreas já mencionadas.

Concluindo, há várias dimensões no mundo da linguística aplicada, tais como o que mencionei acima, do ensino e da aprendizagem. Para muitos linguistas, ela é sinônimo de SLA – aprendizado de inglês como segunda língua. Esta dimensão me parece estar bem ligada à idéia de que investigando como a linguagem é aprendida, poderemos ensinar melhor e obter resultados ainda mais eficientes. Mas esta é uma estrada ainda a ser percorrida com mais análise, mais conhecimento, mais dados e mais investigação por parte dos linguistas que adotarem esta linha de ação.


Referência:
(1)
http://www.aila.soton.ac.uk/pdfs/Aila14.pdf;
(2) http://www.up.ac.za/academic/ulsd/Publications/fivegen1.pdf
(3)http://homepage.ntlworld.com/vivian.c/Writings/Shorts/WhatisALl.htm
(4)
http://www.public.iastate.edu/~apling/phd/al.html
(5)
http://www.linguistik-online.de/14_03/benke.html

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.