VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

2/06/26 23:01:32Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]23456789 ]
Subject: O PS e a política cultural, de esquerda, claro!


Author:
Vasco
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 1/05/05 18:24:13
In reply to: MANUEL J. C. BRANCO 's message, "“Mais Évora” na imprensa" on 1/05/05 11:37:37

A propósito de Évora e do que significa uma gestão PS no domínio da cultura, reproduzo aqui um excerto de um texto da autoria da câmara municipal de Évora a propósito do lançamento do livro "Queridas Feras", baseado na telenovela do mesmo nome. O texto contém partes da intervenção do Presidente Zé Ernesto de Oliveira (PS) sobre a cultura e sobre a errada política cultural do tempo da CDU. É um mimo.

José Ernesto d’ Oliveira sublinhou ainda a importância de Évora nos mais diversos domínios, nomeadamente artístico e cultural, ao longo dos tempos, lamentando apenas que na última parte do século XX se tenha gerado “alguma elite cultural em torno de determinadas opções ideológicas” que “levou a alguma pretensa exclusividade da capacidade não só de produzir com qualidade como de produzir produtos que, agradando-lhe a eles, teriam de agradar a todos”.

Isto, explicou o autarca, “levou a que algumas produções fossem promovidas a produtos de qualidade e outras, feitas com trabalho, dedicação, competência e arte, fossem relegadas para um plano de segunda importância e infelizmente, para o País e para a nossa cultura a telenovela caiu nesses produtos de segunda”.

Uma atitude de “arrogância intelectual a todos os tipos deplorável e execrável”, segundo José Ernesto d’ Oliveira, que a sua gestão procurou alterar e cuja mudança já está a dar frutos, sendo a telenovela um exemplo disso.

o texto integral pode ser lido no sítio da câmara municipal de Évora em:
http://www.cm-evora.pt/Noticias/results_not_anteriores2.asp?mnuRow=378&mnuRel=Cultura

Comentários sobre estas bonitas palavras podem ser encontradas no arquivo do maisevora, em:
http://maisevora.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_10.html

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
CDU para ÉvoraMilitante atento 1/05/05 18:39:34


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.