VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

1/06/26 2:30:37Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: Ordem natural das coisas


Author:
Ruben de Carvalho
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17/04/05 10:15:51

Ordem natural das coisas

Ruben de Carvalho

A questão da lei sobre a limitação do exercício dos cargos políticos coloca alguns problemas interessantes.

Seria à primeira vista de supor que a vida, o natural e implacável decorrer do tempo, também aqui se encarregaria de impor a solução coerente com a realidade. Por via do que nos habituámos a chamar a ordem natural das coisas, as pessoas iriam revelando as suas apetências e capacidades para o exercício de determinadas funções com responsabilidades colectivas, os seus concidadãos democraticamente os reconheceriam ou não. E, sempre por via da tal ordem natural das coisas, com o correr dos anos a vontade e vigor dos que exerciam ir-se-ia atenuando, tal facto socialmente seria reconhecido, outros protagonistas apareceriam, as substituições ir-se-iam fazendo - e a vida iria decorrendo. Segundo a ordem natural das coisas.

Dir-se-á pois é - mas estamos a falar do poder. Essas tais funções ou responsabilidades colectivas correspondem à capacidade de influir sobre a vida dos outros e, ao influir, disso beneficiar. E desse benefício extrair novas formas de relacionamento, de domínio, de distribuição interessada. A questão não está assim tanto no facto de se exercer uma função de interesse colectivo, mas sim no de que, ao fazê-lo, seja possível obter um interesse individual.

E aí, já se vê, o problema coloca-se de outra forma. Não é exclusiva ou mesmo essencialmente, a capacidade para o exercício da função que determina, sucede mesmo que a função proporciona mecanismos de dominação que permitem a quem a exerce prossegui-la.

Enquanto ao exercício do poder estiver ligada esta possibilidade de exploração de uns em benefício dos outros é parece indispensável que se estabeleçam critérios de controlo do exercício desse poder. Limitar o tempo de exercício pode ser defendido como útil, embora seja claro que são necessários muitos outros para o impedir.

Mas é evidente que só o fim da exploração dos homens pelos outros homens permitirá repormos - a ordem natural das coisas

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
A responsabilidade é dos partidosNão há pachorra...27/04/05 11:10:12
A ordem pouco natural das coisasobservador curioso28/04/05 21:43:25


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.