| Subject: Memória – 30 anos de PREC – O factor Jornal Novo |
Author:
Adelino Gomes
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 18/04/05 19:53:21
Memória – 30 anos de PREC – O factor Jornal Novo
Adelino Gomes, Público, 17/04/05
A opinião pública já tinha sido avisada: hoje é o dia de nascimento de um novo jornal diário. Há razões para a expectativa que rodeia a sua chegada, pois junta dois elementos cuja aliança é vista com particulares reservas na época: o dinheiro da estrutura patronal mais importante desse tempo, a CIP; e a pena de nomes de prestígio na vida cultural, em particular da intervenção jornalística (...).
O Estatuto Editorial promete um jornal que se propõe “participar na construção da democracia política e económica, pluralista, de sentido socializante, através de uma informação completa e crítica.
À direcção e à redacção são reconhecidas funções de orientação e superintendência na definição dos conteúdos, bem como a última decisão “sobre a publicação dos textos, no todo ou em parte”.
Não há por outro lado, qualquer referência à influência, directa ou indirecta, sobre os conteúdos por parte de tipógrafos e muito menos de trabalhadores doutras áreas (...).
Lidos à distância de trinta anos, são impressionantes, de qualquer modo, alguns dos direitos “conferidos” (...).
Ao lado deste documento, o jornal publica os resultados de um estudo a nível nacional encomendado à empresa de sondagens Norma. Resultado mais saliente: os portugueses consideram que não são devidamente esclarecidos (...).
Jornal Novo é dirigido por Artur Portela Filho e tem como chefe de redacção José Sasportes. A ficha técnica indica ainda os nomes de Carlos Ventura Martins, Mário Mesquita, José Manuel Barroso, Diogo Pires Aurélio, António Ribeiro, Maria Guiomar (única mulher), Manuel Giraldes, Carlos Pinto Coelho, António Mega Ferreira, Cândido de Azevedo, Mário Bettencourt Resendes, Wilton Fonseca e Jorge Leitão Ramos, entre outros (...).
E promete colaboração especial de Eduardo Lourenço, Fernando Piteira Santos, José Augusto França, Marcelo Rebelo de Sousa, Mário Sottomayor Cardia, Virgílio Ferreira, Vital Moreira, Vitor Constâncio e Vitorino Magalhães Godinho.
Administração: António Vasco de Melo, José Manuel Morais Cabral, Carlos Robalo.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |