VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

2/06/26 7:17:56Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]789 ]
Subject: Modernices


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21/03/05 12:20:12
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Conservadorismo de esquerda" on 19/03/05 19:16:14

Modernices

Podia fingir que aquilo que diz o Fernando nada tinha a ver com a minha intervenção neste fórum e assobiar para o lado. Não sou nomeado, porquê ralar-me. Simplesmente achei que aqueles “conservadores de esquerda” me tentavam atingir e por isso resolvi enfiar a carapuça.
Primeiro tive o cuidado de ler os dois textos da Joana Lopes e até de lhe fazer alguns elogios, porque fugia às tradicionais intervenções neste fórum e por isso me pareceu “fresco”. Depois, entendi que deveria comentar uma afirmação dela de que “nunca se fez o luto do fascismo”. Apesar desta ideia parecer ser de José Gil é de facto expressa pela Joana e foi essa sua observação que foi objecto do meu comentário.

Mas dito isto, vamos ao que interessa. Não li José Gil, nem penso vir a lê-lo, como também não li o “Código de Da Vinci” ou o “Equador”. Tenho um horror a tudo aquilo que está na moda, no “top” das livrarias e que dá muito dinheiro aos editores. Tenho provavelmente um gosto mais selectivo nas minhas leituras, só leio aquilo que em certo momento considero essencial. Não vou em modismos, para não dizer em modernices.
Portanto, caro Fernando esta minha resistência nada tem a ver com o conservadorismo da esquerda, mas sim com a luta, que também é de esquerda, contra a preocupação da direita, e desde logo nem sei se é o caso do José Gil, de nos estar sempre a impingir a última novidade e que nos obriga a lermos e a comprarmos o que toda a gente lê.
Não te convenças pois que todos aquele que estão sempre a par da última novidade, que dantes era sempre aquela que nos chegava de França e que hoje é a que, provavelmente, nos chega dos Estados Unidos, é que são de esquerda. Poderão ser da esquerda modernaça, e ser, quem sabe, os novos cooperantes do digitalismo triunfante, mas não serão certamente estes reles é rabugentos defensores de alguns dos seus valores e da sua ética.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Conservadorismo ou abertura ?Fernando Penim Redondo21/03/05 12:50:52
Re: ModernicesJoana Lopes21/03/05 17:38:03


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.